Horácio Gonçalves diz ser preciso acreditar-se no seu processo de construção do futuro

Apesar das exibições pálidas dos Mambas contra Costa do Marfim e Malawi, com empate a zero no primeiro e derrota no segundo, sem golos marcados e com um bis de remates a favor em 180 minutos, Horácio Gonçalves diz que a selecção nacional deixou boas indicações de cara ao futuro. Pede aos moçambicanos para que acreditem no processo de construção do futuro.

Texto: David Nhassengo (em Johannesburgo)

Abaixo transcrevemos a análise feita pelo seleccionador nacional após a derrota diante do Malawi, para a segunda jornada de apuramento ao Campeonato do Mundo. Em um formato de perguntas e respostas!

Derrota contra o Malawi?

Sofremos Um golo contra a corrente. Estávamos a controlar o jogo. Depois disso o Malawi recuou as linhas e defendeu-se bem. Durante todo o jogo tentamos correr atrás do resultado, mas as situações não surgiram porque o Malawi recuou bastante e defendeu-se bem. Ainda tentou o contra-ataque, que sabíamos que era forte nisso. No cômputo geral é uma derrota injusta porque não foi um jogo no qual merecíamos esta derrota.

Como é que viu os Mambas?

Estiveram bem. Controlaram. Esforçaram-se e deram tudo o que tinham. Conseguimos controlar a espaços a equipa do Malawi.

Mas o que pesou para a derrota contra o Malawi?

Não tivemos agressividade no último terço. Temos de procurar isso e trabalhar mais este aspecto. Mas tudo isto faz parte do processo, que é longo, como venho a dizer. Mas as vezes o futebol é mesmo isto: os mais novos eram, os mais experientes também têm falhas. Temos é que seguir este caminho e não podemos estar a apontar as armas às pessoas que falham.

Depois do golo?

A equipa acabou por portar-se bem. Fez um jogo positivo, sempre a pensar em ter a bola, em controla-la e a procurar a construção das jogadas ofensivas.

E o remate?

Realmente no último terço não conseguimos criar aquelas oportunidades que acredito que eram necessárias para o golo. Tivemos uma e outra situação para chegarmos lá. Mas futebol é também em isto. Um golo para uma equipa que tão pouco fez e que procurou, depois disso, o contra-ataque, nada mais, para vencer o jogo. Saimos daqui tristes.

Processo de construção do futuro com fraca exibição?

Nós sabemos que este é um processo longo, no qual devemos continuar a acreditar nele. Temos de continuar a trabalhar. Não há volta a dar, porque de jogo para jogo estes miúdos…Todo este conjunto vai melhorar. É apenas o segundo jogo que fazem juntos. Tanto em um, como no outro, as indicações foram positivas. [OC]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s