“Samurais” forçadas a desistir do Afrobasket por falta de dinheiro

A selecção nacional sénior feminina de basquetebol de Moçambique desiste de participar no Afrobasket, competição a ter lugar de 17 a 26 do mês em curso em Yaoundé, Camarões.

Texto: Abiatário Rombane

O anúncio da desistência foi feito por Roque Sebastião, presidente da Federação Moçambicana de Basquetebol, em conferência de imprensa havida esta quinta-feira, 09 de Setembro, em Maputo.

Aquele dirigente aponta questões financeiras como razões de fundo para a tomada desta decisão extremista, visto que o organismo que dirige não dispõe de 10 milhões de meticais necessários para viabilizar a presença da selecção feminina na prova.

Segundo Roque Sebastião, vários parceiros não se mostraram disponíveis a abraçar esta campanha, não tendo sido, por isso, possível angariar o valor orçamentado.

Paralelamente à falta de fundos, o dirigente do basquetebol nacional alegou igualmente problemas organizacionais ao referir que à selecção não foram cedidos pavilhões para a sua preparação. Este ponto foi todavia desmentido pelo Grupo Desportivo de Maputo que, momentos após a conferência de imprensa, veio a público revelar que afinal cedeu o pavilhão Lurdes Mutola para as Samurais.

É público que, em caso de desistência da prova, Moçambique incorre em multas que podem chegar aos sete milhões de meticais, para além de uma suspensão das competições africanas. Consequências, por sinal, que Roque Sebastião diz estar até ciente disso…

Refira-se que, caso se confirmem as pretensões do presidente da Federação Moçambicana de Basquetebol, as Samurais falharão pela primeira vez a participação no Afrobasket, prova na qual foram finalistas derrotadas em 2003 e 2005. Nas duas últimas edições (2017 e 2019) terminaram na quarta posição. [OC]

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s