A selecção nacional de futebol acabou derrotada pelo Malawi, por 1-0, em desafio da segunda jornada de apuramento ao Mundial de Futebol disputado esta terça-feira, 07 de Setembro, no Orlando Stadium, no Soweto – vizinha África do Sul.
Texto: David Nhassengo (em Johannesburgo)
Uma má comunicação entre Zainadine Júnior e o guarda-redes Ernan esteve na origem do único tento da partida, quando decorridos apenas dez minutos da primeira parte.
O central atrasa uma bola aérea e o guardião, fora dos postes, tenta a controlar, mas tudo o que fez foi contemporizá-la, em desequilíbrio, deixando-a solta para Mbulu.

A seguir a isso, Moçambique ainda tentou controlar o jogo, mas até ao fim dos 90 minutos apenas contabilizou um remate à baliza, por sinal de livre directo cobrado por Geny.
O Malawi beneficiou das melhores oportunidades e por inúmeras vezes viu os seus remates a serem devolvidos pelo guarda-redes Victor, este que no início da segunda parte entrou para substituir Ernan.
Com o triunfo, o Malawi iguala a Camarões na segunda posição da tabela, ambos com três pontos, enquanto Moçambique, com apenas um, é último de um grupo D liderado pela Costa do Marfim com quatro pontos.
Ficha técnica
RESULTADO FINAL: Malawi 1 – 0 Moçambique
Golo: Mbulu 10’
- 11 dos MAMBAS: Ernan (45’)- Betão (76’), Zainadine Jr, Martinho – Nené, Shaquille (45’), Cigano, Reinildo – Bruno Langa (45’), Luís Miquissone e Estevão (64’)
- Suplentes: Victor (45’), Ivan, Fídel, Danilo, Melque (45’), Candinho, Salas, Bonera, Geny (64’), Nilton (45’), Victor (76’) e Abú.
- 11 do Malawi: Chipuwa – Petro, Chembezi, Sanudi, Mzava – J. Banda, Phiri, Mbulu, P. Banda – Mhango, Muyaba
- Suplentes: Mimthah, Chivuwa, Cholopi, Nyasulu, Chimodzi, C. Chivuwa, Chestev, Idana e Madinga. [OC]