Ao longo do ano 2022, o País conquistou um total de 145 medalhas, um marco histórico da actividade desportiva nacional.
Texto: Redacção OC
A informação foi avançada pelo Chefe de Estado, Filipe Jacinto Nyusi, durante o informe anual sobre o Estado Geral da Nação prestado esta terça-feira, 20 de Dezembro, na Assembleia da República.
De acordo com o estadista, “são 145 medalhas nunca antes conseguidas, sendo 60 de ouro, 50 de prata e 35 de bronze, com destaque para as modalidades de boxe, voleibol de praia, natação, xadrez e futebol”.
Estas conquistas, conforme destacou Nyusi, resultam do financiamento do Governo ao sector, através de 19 organismos desportivos nacionais.
“Tal facto contribuiu para a elevação da bandeira nacional e a categoria de atletas de alta competição”, sublinhou.
Num outro desenvolvimento, Filipe Nyusi evidenciou a capacidade do País na organização de eventos desportivos internacionais, tal como ocorreu com Campeonato Africano de Futebol de Praia que decorreu este ano em Vilankulo, com o Campeonato Africano de Voleibol da Zona IV de África, para além dos torneios sub-regional de natação e internacional de ténis, bem como a prova internacional de drifts.
“Reabilitamos o Estádio Nacional do Zimpeto, a Piscina Olímpica do Zimpeto e o Parque dos Continuadores, garantindo assim as condições para a prática de actividades físicas e desportivas, assegurando o acolhimento do País para eventos desportivos internacionais”, acrescentou o Chefe de Estado, que finalizou o seu informe sobre o sector do desporto recordando a formação, ao longo do ano 2022, “de 2.091 agentes desportivos em todo o País em matérias de gestão e treinamento”. [OC]