Mexer não respondeu ao chamamento da nação e plantou Horácio Gonçalves que até havia reservado a braçadeira de capitão para o central. É chegada a hora de David Malembana!
Texto: Redacção OC
O defesa central é baixa de última hora e, inesperada, para os encontros diante de Camarões, para a terceira e quarta jornadas da fase de grupos de apuramento ao Mundial de Futebol, Qatar2022.
O atleta do Bordéus simplesmente não respondeu à convocatória de Horácio Gonçalves e, sem dar qualquer satisfação, tomou a decisão de não viajar a Doualá mesmo depois de a Federação Moçambicana de Futebol ter providenciado as respectivas passagens aéreas.
O “insólito” plantou por completo a equipa técnica que contava com Mexer para o eixo central da defesa e, mais do que isso, para capitanear uma equipa cheia de jovens que já vem desfalcada após as baixas confirmadas de Kamo-Kamo, Zainadine Júnior e César Machava.
Aliás, após depois de confirmada a mazela do central Zainadine, Horácio Gonçalves decidiu não convocar substitutos por confiar no central do Bordéus, passando igualmente por ele toda a estratégia ofensiva, conhecida que é a sui generis táctica de Horácio Gonçalves de pensar e criar o jogo (ofensivo) a partir da zona defensiva com bolas longas para os extremos.
É chegada a hora de Malembana
Depois de ver regularizada a sua situação, com a obtenção do passaporte moçambicano, David Malembana espera envergar pela primeira vez a camisola da selecção nacional, com a bandeira das cinco cores ao peito.
Ele que foi convocado pela primeira vez aos Mambas em Março de 2017, por de Abel Xavier, sem nunca ter sido utilizado, diz-se “satisfeito por voltar a estar neste grupo de trabalho e oxalá que possa estrear-me como internacional moçambicano. Seria a realização de um sonho”.
O adversário parece não assustar aquele defesa de 25 anos de idade, agora sem clube, visto entender que “é verdade que o adversário é forte, mas no futebol é onze contra onze durante noventa minutos de jogo. Por isso temos de dar o nosso máximo, minuto a minuto”.
Refira-se que o primeiro encontro dos Mambas diante de Camarões está agendado para às 18 horas desta sexta-feira, 08 de Outubro, em Doualá.
O segundo encontro, da quarta jornada, terá lugar segunda-feira, 11 de Outubro, em Tânger, Marrocos, a segunda casa de Moçambique. [OC]