O Primeiro-Ministro Carlos Agostinho do Rosário instou os atletas moçambicanos a representarem condignamente o País durante os Jogos Olímpicos de Tóquio, a decorrem de 23 de Julho a 08 de Agosto. Aos competires o governante pediu medalhas!
Texto: Redacção OC
Do Rosário falava segunda-feira, 05 de Julho, no seu gabinete de trabalho, durante a cerimónia oficial de despedida dos atletas que rumam à “Terra do Sol Nascente”. À busca do sonho olímpico!
De acordo com o governante, os Jogos Olímpicos são uma expressão predominante nos domínios desportivo, cultural e tecnológico, pelo que a participação de atletas moçambicanos engrandece o nosso País na arena internacional.

Por isso, reforçou, “fazemos votos para que cada um dos integrantes desta delegação saiba representar a nação através de uma postura e comportamento exemplares. Tenham em mente de que carregam a bandeira nacional e representam 30 milhões de moçambicanos sedentos de vitórias”.
Apesar de a conquista de medalhas não ser o grande objectivo da delegação moçambicana, Agostinho do Rosário recomendou aos atletas para que participem da melhor maneira possível nesta que é das melhores festas desportivas do mundo.

“Ganhem o maior número de medalhas possíveis, apesar de não ser esse o objectivo traçado pelos vossos chefes. Ninguém entra em campo para perder. Por isso, como atletas, entrem a pensar na vitória e sejam os embaixadores de Moçambique”, instou o Primeiro-Ministro.
Recorde-se que Carlos Agostinho do Rosário falava na cerimónia de despedida dos dez atletas que representarão Moçambique nas Olimpíadas de Tóquio, a decorrerem de 23 de Julho a 08 de Agosto naquela cidade nipónica.
“Estamos com a moral em alta”
Falando à margem da cerimónia, a velejadora Deisy Nhaquile reiterou a sua felicidade por poder representar Moçambique no maior evento desportivo do planeta. O orgulho “por ser a primeira apurada aos Jogos Olímpicos”.

“Temos várias mulheres na delegação de atletas, o que significa que estamos fortes. Queremos também demostrar que podemos alcançar mais conquistas”, constatou a atleta.
Já a pugilista Rady Gramane destacou a oportunidade aberta neste evento de alcançar um sonho. O da conquista de uma medalha olímpica. E reitera: “treinei bastante e acho que podem vir mais e bons resultados. Sinto-me preparada”.

Refira-de que estão apurados para os Jogos Olímpicos as velejadoras Deisy Nhaquile, Maria Machava e Denise Parruque, as pugilistas Alcinda Panguana e Rady Gramane, o canoísta Joaquim Lobo, o judoca Kevin Loforte, o barreirista (atletismo) Creve Machava, ademais do nadador Igor Mogne. Dentro de dias será conhecida a décima atleta, da natação por sinal, que entrará no certame por convite. OC