A selecção nacional olímpica de futebol encontra-se desde segunda-feira, 05 de Julho, em Port Elizabeth, a cidade sul-africana que acolhe o Torneio da COSAFA de seniores. Desistência de mais uma selecção força alterações significativas no formato da prova.
Texto: Redacção OC
À chegada na terra de Nelson Mandela, o combinado nacional fora surpreendido com a notícia da desistência (mais uma) da selecção de Madagáscar, essa que se junta assim a das Ilhas Comores.
Tudo por medo desse maldito novo coronavírus, cujo número de novas infecções soma e segue naquele País vizinho – só na segunda-feira (05) as autoridades locais reportaram 12.513 novos casos e 331 mortes registados em 24 horas.

Pandemia à parte, a situação de contingência obrigou a que os organizadores – a COSAFA – alterassem também o figurino da torneio, que passa agora a ter apenas dois grupos de cinco selecções – contra os anteriores três de quatro.
Assim, as selecções da África do Sul, Lesotho, Eswatini, Botswana e Zâmbia ficam concentradas no Grupo A, cabendo ao B as de Moçambique, Senegal (como convidada), Zimbabwe; Namíbia e Malawi.

Com este novo figurino, apenas os dois primeiros classificados de cada grupo avançam para as meias-finais, essas que estão marcadas para 16 de Julho.
Zimbabwe é o primeiro adversário
O quadro de Horácio Gonçalves estreia-se neste torneio ao meio-dia desta quarta-feira, 07 de Julho, no Isaac Wolfson Stadium, no KwaZekele, arredores de Port Elizabeth.

Esta terça-feira (06), o combinado nacional realizou a primeira sessão de treino no campo anexo do Nelson Mandela Bay Stadium, já com o pensamento no jogo de estreia. OC
Coisas que só acontecem na nossa África 😏😢
GostarGostar