EM Portugal:: Sporting pagará 600 mil euros por Geny ao Amora FC

No passado mês de Setembro, o Sporting Clube de Portugal decidiu oferecer um contrato profissional a Geny Catamo, o jovem extremo moçambicano de apenas 19 anos de idade. Na altura, avançava-se que a ligação estava protegida por uma cláusula de 45 milhões de euros. Hoje, o clube leonino abre o jogo…

Por: redacção

Saem à luz novos detalhes tanto do contrato que liga Geny Catamo ao Sporting, bem como do acordo rubricado entre os dois emblemas envolvidos na transferência do jovem atleta: os leões e o Amora FC.

De acordo com um documento oficial a que OC-Olho Clínico teve acesso, depositado pelo clube leonino no guiché da CMVMComissão do Mercado de Valores Mobiliários, o vínculo contratual que liga o atleta moçambicano àquele emblema é válido, afinal, por cinco épocas. Ou seja, expira a 30 de Junho de 2025.

Mais. Contrariamente ao que se avançou em Setembro, a cláusula de rescisão está fixada em 60 milhões de euros e não em 45 milhões, um dado que torna Geny Catamo um dos atletas mais bem protegidos do emblema leonino.

Iguala-se a pesos pesados como Luciano Vietto, Gonzalo Plata e Andraz Sporar e supera tantos outros que não ascendem os 45 milhões de euros de claúsula, como são os casos dos sonantes Antonio Adán, o veterano guarda-redes formado no Real Madrid e tirado a custo zero do Atlético de Madrid, o experiente Sebastian Coates que já foi do Liverpool e Zouhair Feddal, recentemente comprado ao Bétis da Espanha.

Aliás, a cláusula de rescisão de Geny Catamo, fixada em 60 milhões, supera a do defesa central Eduardo Quaresma, de apenas 18 anos de idade, tido como uma das maiores promessas da actualidade do Sporting e formado na Academia de Alcochete.

Rúben Amorim decisivo na contratação de Geny Catamo

Geny Catamo chegou ao Sporting de Portugal em Julho de 2019 por empréstimo do Amora FC SAD. Na qualidade de emprestado, evoluiu nos sub-19 e nos sub-23.

No entanto, só no passado mês de Agosto integrou o estágio da equipa A, sob o comando de Rúben Amorim, uma proeza maravilhosa que terá acelerado a assinatura do contrato profissional já a 03 de Setembro.

Nesse dia, uma quinta-feira, Geny deixava de ser atleta de formação e emprestado pelo Amora FC SAD para se tornar, a todos os efeitos, atleta sénior do Sporting Clube de Portugal. Integrado na equipa B, porém inscrito como atleta da equipa A para os jogos da Primeira Liga Portuguesa de Futebol e para a Liga Europa. Com a camisola 57.

Os termos do negócio entre o Amora FC e o Sporting Clube de Portugal

Aquando da assinatura do contrato, pouco sabia-se sobre o contrato que liga a pérola moçambicana que saiu da Associação Black Bulls de Maputo para o Amora FC. Tudo o que se sabia, naquele dia, era que a cláusula de rescisão estava fixada em 45 milhões de euros, na verdade 15 milhões de euros mais barata do que valor real.  

No entanto, através do documento que referenciamos, o Sporting declara à CMVM que detém apenas 25% do passe do atleta, todavia adquiridos gratuitamente.

O Amora FC SAD mantém-se com 75%, uma percentagem pela qual o emblema leonino deverá pagar, nos próximos cinco anos, 600 mil euros em prestações previamente acordadas entre as partes envolvidas no negócio. OC

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s