+258:: GENY(O) É CAMPEÃO PELO SPORTING CP

O Sporting celebrou na noite deste domingo, 05 de Maio, a conquista do vigésimo titulo português. A proeza teve um sabor especial: teve o moçambicano Geny Catamo como personagem principal.

Texto: David Nhassengo

Depois da goleada caseira aplicada sábado, 04 de Maio, ao Portimonense, ao Sporting interessava um deslize do Benfica, segundo classificado, na sua deslocação este domingo (05) à casa do Famalicão. E, assim foi: os encarnados perderam por 2-0 e os leões celebraram a proeza maravilhosa sentados no sofá, ainda mais com duas jornadas pela frente…

Trata-se da vigésima celebração daquele gigante português, essa que desta vez teve como personagem principal Geny Catamo. O internacional moçambicano, este que cumpriu em Alvalade a sua época (2023/2024) de sonho.

É que dos 32 jogos até aqui disputados pelo Sporting para a Liga Portuguesa, o moçambicano esteve envolvido em 27, tais que resultaram em 23 vitórias, três empates e apenas uma derrota.

Desses 27 jogos foi titular em 17 e suplente utilizado nos restantes 10. Marcou cinco golos, com destaque para o histórico bis no derby lisboeta contra Benfica (jornada 28), tendo os outros três sido contra o Arouca (j25), Casa Pia (j19) e Boavista (j9).

Fez ainda três assistências para o golo e, a nível disciplinar, teve apenas dois amarelos. Isto falando especificamente da Liga Portugal.

Por conta desta sua época extraordinária, na qual somam-se as suas prestações na Liga Europa (7 jogos), Taça de Portugal (5 jogos: 1 golo marcado e 2 assistências), bem como a Taça da Liga (1 jogo), ademais dos três jogos com os Mambas (1 golo marcado no CAN2023), Geny viu o seu o valor de mercado a subir de forma exponencial: saiu dos anteriores 600 mil euros para os actuais 8 milhões de euros.

Para a crítica desportiva, o génio e campeão do Sporting CP é apenas o melhor jogador da actualidade de Moçambique. [OC]. 


Deixe um comentário