Nasceu – precisamente – a 02 de Outubro de 2022, na Cidade da Matola, como Tchumene FC . Esta sexta-feira, 29 de Abril, foi publicamente apresentado como Brera Tchumene FC. As ambições é que são as mesmas: chegar ao Moçambola2024.
Texto e Fotos: David Nhassengo
Para além de lutar pela fina-flor do futebol nacional, o emblema predispõe-se a formar novos talentos e a explorar a parceria firmada com a Brera Holdings, a sociedade de investimentos que controla o Brera FC da Itália para colocar atletas moçambicanos naquele País europeu.
Fundado a 02 de Outubro de 2022, o Brera Tchumene é presidido por Simão Cossa, antigo presidente do Clube de Chibuto, este que durante a cerimónia havida na Cidade da Matola revelou que a sua colectividade lutará pelos três cantados objectivos no Complexo Desportivo de Tchumene, pertencente à Associação Black Bulls.

“Um grupo de amigos, por sinal agentes desportivos, decidiu em Outubro do ano passado criar um clube chamado Tchumene FC. Sucede que, num certo ensolarado dia, cruzamos no campo da ABB com os investidores da Brera Holding, que na altura buscavam parcerias em Moçambique”, narrou Simão Cossa, para adiante explicar que foi daí, desse acidental encontro, que surgiu a parceria agora firmada com aquela sociedade italiana de investimentos que deverá cobrir 25% do orçamento anual do clube, para além de prestar o devido apoio através de conhecimentos técnicos.
“E cá temos este projecto, a sério, de que o País deve esperar por boas coisas. Queremos formar novos talentos e explorar esta janela de oportunidade que se abre na Itália para exportarmos jogadores moçambicanos. Mas, antes disso, queremos estar já no Moçambola do próximo ano”, anunciou.
Moçambola2024? É alcançável – Tiago Quaresma
Ao desafio lançado durante a apresentação do mais recente clube do País, o técnico português Tiago Quaresma mostrou-se com moral em alta e em prontidão combativa.
“Sabemos que com muito trabalho podemos alcançar o Moçambola do próximo ano. É um objectivo realizável, porém difícil”, constatou, para de seguida valorizar a qualidade dos adversários que terá pela frente na fase provincial da Divisão de Honra.
“Temos o Incomáti que já tem experiência do Moçambola, como também o Desportivo de Maputo, emblemas com os quais nos batemos durante o recém-terminado Campeonato Provincial, prova na qual pudemos conhecer todos os nossos adversários, os campos e perceber que as equipas são competitivas e complicadas. Somos obrigados a trabalhar muito duro para alcançar o objectivo da subida”, analisou Quaresma.

Sobre os dois outros propósitos do projecto Brera Tchumene, Tiago sublinhou que Brera já está a trabalhar na decteção de talentos, sendo a promoção dos mesmos o passo seguinte. “E isso será feito em competição que, quanto maior for o nível, melhor será”, rematou.
Refira-se o Brera Tchumene FC disputa a partir deste sábado, 29 de Abril, a 2.ª Divisão de Honra – Fase Provincial de Maputo – depois de ter completado o pódio do recém-terminado Campeonato Provincial de Futebol de Maputo. [OC]
- Regista-te em http://www.jogabets.co.mz usando o Promo Cod 530051 e receba 100mzn de bónus
- Conheça os (en)cantos do maior destino turístico de África. Visita: http://www.instagram.com/tourismvilankulo