Findo que está 2020, a equipa editorial do OC-Olho Clínico decidiu render a devida homenagem às figuras, instituições e equipas que mais se destacaram naquele ano. Para as atribuições, olhou-se para as actividades desenvolvidas pelos homenageados e que tiveram algum impacto na organização desportiva nacional, bem assim nos resultados alcançados. Neste artigo, OC elege o Atleta do Ano.
Por: Redacção
Aos 32 anos de idade, o defesa central moçambicano continua A Figura de Destaque no Marítimo, clube da Primeira Liga Portuguesa de Futebol.
Titular indiscutível e capitão por méritos próprios dos verde-rubros, a sua prestação foi merecedora de rasgados elogios por parte da crítica desportiva portuguesa, essa liderada pela imprensa especializada. Por inúmeras vezes figurou no Onze Ideal da Jornada. Indubitavelmente, Zainadine é actualmente um dos melhores jogadores que actuam em Portugal.

Ao longo do ano 2020 disputou um total de 28 jogos com a camisola do clube, tendo igualmente confirmado as suas credenciais de central goleador. Marcou três tentos.

Numa classificação média mensal facultada pela SofaScore – especialista em estatísticas de futebol – Zainadine Júnior somou 7.15 pontos, numa escala fechada de 1 a 8. Isto apesar de não ter competido nos meses de Abril e Maio devido ao estado geral de confinamento do futebol por conta do novo coronavírus.

Patrão da defesa, Zainadine Júnior é um atleta forte nos duelos por terra ou por ar. É apurado no posicionamento e excelente no controlo de bola. Não é à toa que só não joga quando lesionado. Do contrário é titular absoluto. Substituí-lo chega a ser angustiante para o próprio treinador.

É o Atleta do Ano 2020 para a equipa editorial do OC-Olho Clínico. OC