O Comité Olímpico de Moçambique (COM) e a Confederação dos Desportos e Comité Olímpico da África do Sul (SASCOC) firmaram esta segunda-feira, 15 de Maio, em Maputo, um acordo de cooperação que permite a troca de experiência para a evolução técnica de atletas dos dois países.
Texto: David Nhassengo / Fotos: COM
O documento foi rubricado na sede do COM pelos presidentes dois organismos, Aníbal Manave de Moçambique e Barry Hendricks da África do Sul, bem como por Penalva César, secretário-geral do COM e Nozipho Jafta, directora executiva da contra-parte sul-africana.

Decorrente do acordo ora rubricado, os atletas moçambicanos e os respectivos treinadores passarão a realizar estágios pré-competitivos nos vários Centros de Alto Rendimento existentes na África do Sul, para além de participar em competições realizadas naquele País vizinho no quadro do movimento olímpico.
Como contra-partida, o nosso País passa a oferecer as suas infraestruturas para que os atletas sul-africanos de diversas modalidades olímpicas possam, igualmente, realizar os seus estágios pré-competitivos, explorando o melhor que Moçambique oferece, com benefícios directos para as respectivas federações nacionais.
Refira-se que, para além de quadros dos dois comités olímpicos, a assinatura dos acordos foi testemunhada por Francisco da Conceição, director nacional do Desporto de Rendimento na Secretaria de Estado do Desporto. [OC]

- Regista-te em http://www.jogabets.co.mz usando o Promo Cod 530051 e receba 100mzn de bónus
- Conheça os (en)cantos do maior destino turístico de África. Visita: http://www.instagram.com/tourismvilankulo