Um total de 32 nadadores moçambicanos competem desde hoje, 03 de Maio, até 07 de Maio, em Luanda, Angola, nos Campeonatos Africanos da Zona IV de África da modalidade.
Texto: David Nhassengo
Trata-se da maior delegação de sempre de Moçambique numa prova do género sendo que, dos 32 atletas, três residem em Portugal e dois na África do Sul, facto que aumenta as chances do País arrecadar o maior número de medalhas e, acima de tudo, de terminar no pódio na tabela classificativa geral.
A garantia foi dada por Deolinda Nunes, presidente da Federação Moçambicana de Natação, que sublinhou a inclusão de atletas que militam no estrangeiro como um dado que fortifica ainda mais a delegação, “dando-nos a possibilidade de alcançar o pódio desta competição regional, tal como ocorreu no ano passado”.
Os nadadores serão orientados pelos treinadores Filipa Lobo e Patrício Vera, este último que destacou o bom ambiente do grupo apesar do número de integrantes.
“Tivemos uma fase de preparação bastante relaxada, tendo em conta que estamos a sair dos Campeonatos da Cidade. O nosso propósito era criar um bom ambiente de amizade e o fizemos, pelo que temos fé de que voltaremos com títulos de Angola”, manifestou o técnico.
Se a conquistas de medalhas e o alcance do pódio é objectivo do grupo, no plano individual os nadadores pretendem melhorar as suas marcas de modo a encurtarem o caminho de acesso à próxima edição dos Jogos Olímpicos, Paris2024.
Refira-se que nestas provas de natação pura e águas abertas, a decorrem na Piscina Olímpica de Alvalade, em Luanda, participam cerca de 300 atletas provenientes de Angola, África do Sul, Botswana, Eswatini, Lesoto, Namíbia, Maurícias, Malawi, Moçambique, Tanzânia, Seicheles, Uganda e Zâmbia. [OC]
- Regista-te em http://www.jogabets.co.mz usando o Promo Cod 530051 e receba 100mzn de bónus
- Conheça os (en)cantos do maior destino turístico de África. Visita: http://www.instagram.com/tourismvilankulo