A colectividade anunciou a desistência da competição da fase provincial desta competição, a pouco menos de 48 horas do pontapé de saída. O caso foi entregue ao Conselho de Disciplina da Associação Provincial.
Texto: David Nhassengo
Campeão pela última vez em 2009, o histórico Clube da Manhiça alegou falta de condições financeiras para as despesas de participação na competição, optando pela desistência, situação que desfalca uma competição que será agora disputada por um número ímpar de equipas: onze.
É que de acordo Esmeraldo Mucache, presidnete da Associação Provincial de Futebol de Maputo, Manhiça informou da decisão numa altura em que já tinha sido realizado o sorteio, facto baralha por completo a programação da prova.
“É um grande transtorno, pois esta desistência terá também implicações não só no calendário desportivo, mas também no cumprimento do Regulamento de Competição, por conseguinte na manutenção da verdade desportiva. É que, imagine, se nas últimas jornadas estivermos numa situação de igualdade pontual, os adversários devem jogar todos à mesma hora. Mas com um número ímpar, tal regra não poderá ser cumprida”, explicou Mucache, acrescendo que o seu organismo nada mais tem a fazer se não trabalhar para que a prova decorra nestes novos moldes.

Face a isso, aquele dirigente anunciou que o caso já foi entregue ao Conselho de Disciplina da associação, “que acredito que tomará as respectivas medidas, à altura do Regulamento de Disciplina contra este clube”.
Competição arranca este sábado (29)
Apesar da desistência do Clube da Manhiça, a fase provincial de Maputo da 2.a Divisão de Honra arranca este sábado, 29 de Abril, em Xinavane, com o embate entre o Incomáti e o Atlético de Marracuene.
A prova prossegue domingo, 30 de Abril, com os seguintes desafios:
- Ximanganine X Brera Tchumene
- Desportivo da Mtl X Clube dos Amigos
- Estrela de Ressano X Mama’s Food
- Clube de Marracuene X Cross United
*ESFA de Boane isento devido ao número ímpar de equipas!