Após o apito final, Chiquinho Conde atendeu à imprensa nacional que cobriu a partida de Dakar para falar da pesada derrota, por 5-1, diante do Senegal. Visivelmente desiludido, reconheceu a humilhação, confessou-se estar envergonhado e disse ter faltado atitude competitiva dos atletas. Saiba o que disse o seleccionador nacional.
Texto: David Nhassengo
Goleada? Quando se perde por 5-1 é sempre difícil para nós encontrar coisas positivas. Entramos muito mal no jogo. Faltou-nos completamente uma atitude competitiva para encarar este Senegal que jogou em casa motivado. Não há muito a explicar: a atitude competitiva [dos Mambas] não esteve lá muito presente.
Individualismo? Quando começamos a sofrer golos atrás de golos, os jogadores começaram a ter uma atitude um pouco individualista, de querer resolver o jogo. Hoje não fomos uma verdadeira equipa e isso notou-se principalmente na primeira parte.
E na segunda parte? Tentamos mudar tudo, que até entramos bem e conseguimos marcar um golo. Tentamos refrescar a equipa, mas não houve muita alteração naquilo que seriam as nossas ideias. Apetecia-me chegar ao intervalo e fazer as cinco substituições, mas por respeito que merecem todos os jogadores demos o benefício da dúvida para que pudessem, de facto, mudar um pouco a sua atitude.
Alegria em campo? Quando digo que a faltou tudo, falo também da alegria. A equipa não esteve mesmo alegre. Tenho dito que uma equipa alegre tem tendência de ganhar mais vezes.

Moral da equipa? É sempre humilhante perder por estes números. Somos uma selecção nacional. Somos os Mambas. E sei da qualidade dos jogadores que nós temos, ao que estamos todos envergonhados pelo facto de termos perdido por 5-1.
Contas para a qualificação? É uma certeza que nada está perdido. Mas se nós continuarmos com esta atitude, apáticos, iremos certamente perder esta grande oportunidade de nos qualificarmos ao CAN. É preciso termos respeito pelos moçambicanos, pois nós vivemos desta profissão. Hoje as coisas não correram bem e não quero acreditar que os jogadores não quiseram correr mais, mas como disse há uns que estão sem ritmo. Temos quatro pontos e logo vemos!
Recuperar o ânimo? Vamos concentrar as nossas forças naquilo que nós controlamos, para que de facto consigamos recuperar estes jogadores de modo a que estejam com ânimo suficiente de puder alterar o rumo dos acontecimentos. Hoje todo mundo fala deste resultado menos bom, aliás, mau. Mas podemos inverter isto rapidamente no dia 28 se as coisas alterarem. O futebol é o momento!
De recordar que os Mambas foram fustigados pelo Senegal, por 5-1, em partida da quarta jornada do grupo L de apuramento ao CAN. Ainda assim Moçambique ocupa a segunda posição com quatro pontos, a cinco da turma de Sadio Mané. [OC]
- Regista-te em http://www.jogabets.co.mz usando o Promo Cod 530051 e receba 100mzn de bónus
- Conheça os (en)cantos do maior destino turístico de África. Visita: http://www.instagram.com/tourismvilankulo