Campo da Maxixe contribuirá para engrandecimento do futebol moçambicano

A nova roupagem do Campo Municipal Valdemar de Oliveira Fernandes contribuirá para o desenvolvimento do futebol moçambicano e não apenas da província de Inhambane. Todavia, para alcançar o efeito desejado é necessária a sua conservação.

Texto e Fotos: David Nhassengo (em Maxixe)

Estas declarações foram feitas por Daniel Francisco Chapo, o Governador da Província de Inhambane que este sábado, 11 de Março, descerrou a placa e cortou a fita para simbolizar a reinauguração do Campo Municipal da Maxixe.

De acordo com o chefe do Executivo de Inhambane, o “novo” recinto vai seguramente “contribuir para o desenvolvimento do futebol moçambicano no geral e, em particular, da nossa província”, na medida em que já será possível movimentar equipas e organizar competições, sobretudo das camadas de formação “que são uma necessidade para Inhambane”.

Partimos do princípio que não se pode ter talento sem se formar o mesmo. Este campo vai ajudar bastante nisso. Por isso mesmo quero enaltecer o papel preponderante da Federação Moçambicana de Futebol que, em parceria com o Conselho Autárquico de Maxixe, se uniram para remodelarem este recinto com fundos da FIFA”.

Num outro desenvolvimento, Chapo desafiou a população local para a conservação deste recinto desportivo, mas não na lógica comum da sua manutenção.

Ou seja, “a sua conservação reduzirá os custos de manutenção. Portanto, temos a responsabilidade de fazer a nossa parte na sua preservação”. “Por isso mesmo apelamos o bom uso deste recinto desportivo”, acrescentou Daniel Chapo, que finalizou a sua intervenção instando os agentes desportivos a tirarem o máximo proveito do investimento da FIFA.

“Estamos todos felizes” – Feizal Sidat

Intervindo igualmente no evento, o presidente da Federação Moçambicana de Futebol, Feizal Sidat, não escondeu a cara de satisfação por finalmente entregar o campo requalificado aos munícipes de Maxixe, cujas obras iniciaram em Agosto de 2020. Disse sentir que “os munícipes de Maxixe e os naturais da província de Inhambane estão também felizes com este empreendimento”.

Sidat informou adiante que, apesar do financiamento ser da FIFA, a requalificação do campo constava nos planos do seu elenco directivo no quadro do desenvolvimento do futebol no País.

Foi uma reabilitação, digamos, de raiz. A intervenção foi no piso, onde montamos esta relva sintética, construímos os balneários, as bancadas e dotamos o campo de uma capacidade para cerca de dois mil espectadores sentados”, enumerou.

Pediu, por isso, a “colaboração de todas as entidades governamentais e desportivas da província de Inhambane para ajudarem a mantê-lo de modo a continuarmos a desenvolver o futebol nacional”.

Feizal Sidat terminou a sua intervenção anunciando a reinaguração, nos próximos dias, de uma infraestrutura similar na província de Gaza. [OC]


Advertisement

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s