É o custo mínimo do acordo rubricado esta quinta-feira, 16 de Fevereiro, em Maputo, entre a Liga Moçambicana de Futebol (LMF) e a StarTimes, para a transmissão televisiva do Moçambola. O valor poderá ser revisto ao fim dos primeiros quatro anos.
Texto e Fotos: David Nhassengo
Segundo apurou OC, deste negócio com a StarTimes, a LMF deverá encaixar 400 mil dólares norte-americanos por ano, o equivalente ao câmbio médio de 25.500.000 de meticais durante os próximos quatro anos.
O valor sofrerá um reajustamento após o Moçambola2026, na medida em que o acordo entre as partes prevê duas revisões até conhecer o seu término em 2032, numa modalidade (táctica) de 4-4-2.

Com efeito, entre os anos 2027 e 2030 a StarTimes passará a pagar anualmente 28.500.000 meticais, valor este que conhecerá um incremento de dois milhões de meticais para os dois últimos anos do contrato, passando para 30.500.000 (ano) para 2031 e 2032.
StarTimes fará também o marketing da LMF
Segundo os dados na posse de OC, ainda na vigência deste acordo a StarTimes poderá captar parceiros para investirem no Moçambola. Do encaixe financeiro disso resultante, aquela operadora ficará com uma quantia equivalente a 50%, esta que deverá ser destinada à produção de conteúdos televisivos relacionados com o Moçambola.
A outra metade será canalizada aos cofres da LMF para custear as despesas logísticas da organização da prova. Esta cláusula limita-se aos patrocinadores que entrarão no Moçambola por via da StarTimes.
Melhorar as infraestruturas: a contrapartida da StarTimes
O contrato não prevê apenas o encaixe financeiro dos clubes por via da LMF. Aquela operadora de televisão digital fez as suas exigências para justificar o investimento.
Uma delas está relacionada com a melhoria das infraestruturas desportivas para emprestar a devida qualidade às transmissões de jogos e produção de conteúdos.

A StarTimes exige um piso de qualidade e uma capacidade mínima de cinco mil espectadores sentados nos campos em que haverá transmissão. Transmite, ainda, a necessidade de campos com iluminação artificial pois é sua pretensão transmitir jogos nocturnos.
Ainda assim, a operadora admite comparticipar nas obras de melhoramento dos campos com contra-partidas como, por exemplo, emprestar o seu nome aos mesmos.
De recordar que o Moçambola será um exclusivo da StarTimes e TMT através do Canal Mania, este que vai ao ar no próximo mês de Março, 30 dias antes do arranque do Moçambola. [OC]
- Regista-te em http://www.jogabets.co.mz usando o Promo Cod 530051 e receba 100mzn de bónus
- Conheça os (en)cantos do maior destino turístico de África. Visita: http://www.instagram.com/tourismvilankulo
[…] por 10 anos, o acordo prevê o pagamento de 400 mil dólares americanos (25 milhões de meticais) por ano, para os quatro primeiros anos, devendo ser ajustado para cima nos anos […]
GostarGostar