A premiação monetária da prova que decorre de 13 de Janeiro a 04 de Fevereiro, na Argélia, está fixada em 7.900.000 dólares norte americanos, segundo revelou esta sexta-feira, 27 de Janeiro, a Confederação Africana de Futebol (CAF).
Texto: David Nhassengo
De acordo com uma nota daquele organismo, este valor global (7.900.000) representa um incremento de 60% em relação à premiação da anterior edição do CHAN, fixada em 5.450.000 dólares.
Com efeito, o vencedor desta edição que decorre na Argélia irá encaixar 2.000.000 de dólares norte-americanos, contrariamente aos 1.250.000 pagos ao último vencedor, no caso a selecção de Marrocos.
O vice-campeão encaixará 800 mil doláres, sendo que ao terceiro e quarto classificados caberão 500 mil dólares.
As oito selecções apuradas para os quartos-de-final – incluindo a de Moçambique – irão receber cada uma delas 400 mil dólares.

As formações que terminaram a fase de grupos na segunda posição, mas que acabaram eliminadas pois os respectivos grupos eram de três, nomeadamente Angola e Níger, têm direito a 300 mil dólares. O mesmo valor será canalizado àquelas que terminaram em terceiro nos grupos de quatro.
A CAF reservou ainda 200 mil dólares para cada País que terminou a sua participação na cauda dos grupos.
“A decisão do incremento do valor da premiação foi confirmada pelo presidente da CAF, Patrice Motsepe, decorrente da estratégia do organismo de aumentar o valor comercial das competições africanas”, lê-se na nota enviada à OC.
FMF diz que premiação será paga depois da prova!
Numa nota pública, o presidente da Federação Moçambicana de Futebol (FMF), Feizal Sidat, revelou que a premiação anunciada pela CAF só será paga após o término da competição.
Precisamente “dentro de três a seis meses, sendo que o montante é destinado para custear despesas de organização e logística das equipas”, segundo esclareceu Sidat, como quem diz que não é para o pagamento de prémios de jogo aos atletas. [OC]
- Regista-te em http://www.jogabets.co.mz usando o Promo Cod 530051 e receba 100mzn de bónus
- Conheça os (en)cantos do maior destino turístico de África. Visita: http://www.instagram.com/tourismvilankulo