#CHAN2022:: Mambas alcançam primeira vitória de sempre nos campeonatos africanos

Foi diante da Líbia, para a segunda jornada do CHAN2022, que os Mambas alcançaram esta proeza maravilhosa inédita. 3-2 foi o resultado, alcançado numa ponta final épica.

Texto: Redacção OC

Os três tentos que viraram o jogo a favor da turma moçambicana surgiram no último quarto de hora da partida, à entrada do qual perdia por 0-1, mercê de um auto-golo do defesa central Chico na tentativa de desviar, dentro da grande área, um cruzamento de Munir.

A resposta tardou mas chegou. E do banco. Dez minutos depois do intervalo, Chiquinho Conde lançou Melque, Lau King e Bheu ao campo, para os lugares de João Bonde, Melven e Danilo, respectivamente. Não sendo, isso, tudo, aos 70 fez entrar Nené no lugar de Amadou e Dário no de Shaquille.

Estas operações vieram a confirmar-se poéticas pois à entrada do minuto 75 Melque empatou a partida, numa assistência de Dário. Os líbios mostraram-se abalados e o efeito sísmico disso voltou a sentir-se a dez dos 90 quando Nené cabeceou para o golo o cruzamento de Nelson, na sequência de um pontapé de canto.

Com o 2-1 no marcador, os moçambicanos sentiram que podiam ir atrás de mais, até para evitar os contra-golpes da Líbia que se mostravam venenosos. Vai daí que, no minuto 84, desde esquerda do ataque Melque descobriu Lau King este que, no centro da grande área, só precisou de desviar para o terceiro golo dos Mambas.

Os líbios colocaram as mãos na cabeça, incrédulos, mas antes do apito final reduziram para 3-2 depois um erro perdoável de Victor Guambe.

Com o desfecho, os Mambas alcançaram a primeira vitória de sempre na fase final de um Campeonato Africano das Nações. Estão agora a um empate do apuramento aos quartos-de-final desta competição que decorre na Argélia.

Moçambique joga a cartada final no próximo sábado, 21 de Janeiro, diante da Argélia, a partir das 21 horas (de Maputo). [OC]


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s