A Secretaria de Estado do Desporto (SED) distingiu na noite desta quinta-feira, 24 de Novembro, em Maputo, os agentes desportivos que mais se destacaram ao longo do ano 2021.
Texto: David Nhassengo
Na cerimónia que juntou a família do desporto moçambicano, a pugilista Alcinda Panguana em femininos e Nelson Manuel em masculinos, do futebol de praia, foram laureados como Atletas do Ano. No desporto adaptado, o mesmo prémio coube a Edmilsa Governo e Hilário Chavela, respectivamente.

Na categoria de Atleta Mais Popular, a pugilista Rady Gramane foi a mais votada pelo público, superando assim a concorrência de Reinildo Mandava e de Nelson Manuel.
Na premiação colectiva, a dupla do voleibol de praia Ana Paula Sinaportar e Vanessa Muianga, bem como a selecção nacional de futebol de praia foram distinguidas como Equipas do Ano 2021 em femininos e masculinos, respectivamente.

Ainda nesta cerimónia, o antigo ministro da Juventude e Desporto, Joel Libombo, foi agraciado com o galardão de Prémio Prestígio pela revolução que liderou no sector do desporto enquanto governante.
Assim vivemos a cerimónia no nosso Facebook (Clica aqui para mais detalhes)
Eis a lista completa dos laureados na noite de Gala do Desporto:
- ATLETAS DO ANO: Alcinda Panguana em femininos (Boxe) e Nelson Manuel (futebol de praia) em masculinos;
- ATLETAS PARALÍMPICOS DO ANO: Edmilsa Governo em femininos e Hilário Chavela em masculinos;
- EQUIPAS DO ANO: Ana Paula Sinaportar e Vanessa Muianga em femininos (voleibol) e selecção nacional de futebol de praia em masculinos.
- ATLETA MAIS POPULAR: Rady Gramane (boxe);
- TREINADORES DO ANO: Leonor Marizola, femininos (andebol) e Lucas Sinóia em masculinos (boxe);
- ATLETA REVELAÇÃO: Benvida Lunguela (taekwondo);
- ÁRBITROS DO ANO: Joceline Nogueira em femininos (voleibol) e Luís Marcelino em masculinos (automobilismo);
- JORNALISTAS DESPORTIVOS DO ANO (laureados a título póstumo): João de Sousa (rádio) e Rui Hélder (basquetebol) homenageados a título póstumo!
- FAMÍLIAS DO DESPORTO: Matos (basquetebol), Nhacale (ténis), Albazine (basquetebol), Esculudes (patinagem), Cumbe e Wing (boxe);
- PRÉMIO CARREIRA: Penalva César (andebol), Nicolau Manjante (Patinagem), Amilcar Soares (futebol), Claudete Pereira (futebol), Domingos Langa (atletismo), José Martins (atletismo).
- PRÉMIO PRESTÍGIO: Joel Libombo, antigo ministro da Juventude e Desporto.
- Federação Desportiva do Ano: Federação Moçambicana de Judo. [OC]