Um empate a dois golos, diante do Ferroviário de Nampula para a antepenúltima jornada, pode atrasar a Black Bulls na luta pelo título, agora a dois pontos da líder UD de Songo – esta que só joga esta ronda na quarta-feira (23) mercê de uma suspeita remarcação da Liga Moçambicana de Futebol. LDM despromovida.
Texto: Redacção OC
Dia de sol. Sobre os céus não havia ameaça de tempo chuvoso ou um fenómeno igual confirmado pelos serviços meteorológicos. Mas duas rajadas caíram sobre o solo de Tchumene e colocaram em sentido uns Touros no sprint final para a meta.
Primeiro aos 8 minutos com um disparo frontal de Isac e, seis minutos mais tarde, com uma trivela inacreditável porém certeira de Chelito, poucos metros depois da linha do meio-campo e encostado à linha lateral. De todo para levantar um estádio.
Cedo os Axinenes festejaram e tanto que se esqueceram dos 90 largos minutos de uma partida e suas compensações. Puseram-se a defender, com alguma queima de tempo de jogo para travar o ímpeto dos donos da casa para clarear o dia. Porém não conseguiram evitar o 2-1 que chegou a sete minutos do intervalo.

Depois de muito ensaio, um centro acabou com a bola desviada na linha do golo por Nené. O tento devolveu a esperança aos Touros que só vieram a forçar o empate a quatro minutos dos 90, na marcação de um livre directo frontal por Kadre.
Não choveu e o tempo ficou paredes-meias entre a felicidade de uns, como fez referência Nelson Santos pelo ponto ganho fora de casa e pela desilusão dos Touros que podem ter dado um passo atrás na luta pelo título.
É que, com este desfecho, os Touros (44) reduziram para um ponto a diferença com a líder UD de Songo (45) que viu o seu jogo diante do Ferroviário da Beira, para esta mesma jornada, a ser estranhamente remarcado para quarta-feira, 23 de Setembro, pela Liga Moçambicana de Futebol.

O Ferroviário de Nampula mantém-se no pódio com 32 pontos.
AD de Vilankulo confirma queda da Liga Desportiva
Apesar de só jogar esta segunda-feira, 21 de Novembro, em casa diante do Ferroviário de Nacala, a Liga Desportiva de Maputo vai na próxima época militar na segunda divisão.
O emblema que foi quatro vezes campeão nacional (2010, 2011, 2013 e 2014) ficou sem opções matemáticas da manutenção após a vitória este domingo (20) da AD de Vilankulo, por 1-0, na recepção ao Ferroviário de Nacala. Betinho marcou no minuto 72 na transformação de uma grande penalidade.

Os Hidrocarbonetos igualaram a Locomotiva de Maiaia com 23 pontos, sendo estes os primeiros dois emblemas posicionados acima da linha de água. Ainda com três jogos pela frente, a Liga Desportiva soma 12 – ao que o máximo que poderá alcançar são 21, vencendo todos os desafios pela frente.
Na antepenúltima posição está o Incomáti de Xinavane com 20, conjunto que nesta 20ª ronda bateu um plano e estéril Costa do Sol que mesmo sem Artur Semedo não consegue ganhar a ninguém. O Matchedje de Mocuba é penúltimo com 17.
Quadro completo de resultados da jornada 20:
- Black Bulls 2 - 2 Ferr. de Nampula
- Ferr. de Maputo 3 - 0 Matchedje de Moc.
- Incomáti de Xin. 1 - 0 Costa do Sol
- AD de Vilankulo 1 - 0 Ferr. de Nacala
Marcado para esta segunda-feira (20):
- Liga Desportiva - Ferr. de Lichinga
Remarcado pela LMF para quarta-feira (23):
- Ferr. da Beira X UD de Songo
Tabela classificativa à 20ª jornada
1.º - UD de Songo - 45 pontos (-1 jogo)
2.º - Black Bulls - 44
3.º - Ferr. de Nampula - 32
4.º - Ferr. de Maputo - 30
5.º - Costa do Sol - 28
6.º - Ferr. de Lichinga - 25 (-1)
7.º - Ferr. da Beira - 24 (-1)
8.º - Ferr. de Nacala - 23
9.º - AD de Vilankulo - 23
10.º - Incomáti de Xin. - 20
11.º - Matchedje de Moc. - 17
12.º - Liga Desportiva - 12 (-1)