EM MAPUTO:: Colégio Global promove intercâmbio desportivo

O Colégio Global – uma das maiores unidades de ensino privado do País – promoveu fim-de-semana último, na cidade de Maputo, um intercâmbio desportivo entre escolas deste ponto do País, evento que juntou perto de uma centena de petizes.

Texto: David Nhassengo

Trata-se da primeira edição da Copa Global, uma prova de futsal que envolveu oito equipas de um total de seis escolas da capital do País. Apadrinhado por Farouk Patel, o evento teve como palco o pavilhão multi-usos de Escola Secundaría Josina Machel.

As oito equipas participantes foram subdivididas em dois escalões, nomeadamente o de sub-12 e de sub-14.

No primeiro escalão (sub-12) competiram o Colégio Global e as escolas primárias 03 de Fevereiro, Filipe Samuel Magaia e a do Alto Maé, tendo esta última conquistado a torneio.

Nos sub-14 a Escola Secundária da Polana foi a mais feliz, superando a concorrência da escolas Secundária Josina Machel, Primária 03 de Fevereiro e o próprio organizador, o Colégio Global.

Um evento para cultivar os valores de união – Colégio Global

O representante do Colégio Global, Israr Mussagi, revelou a ambição de se tornar a Copa Global num evento desportivo escolar de referência no País, pois “acreditamos que é no desporto onde podemos cultivar os valores do trabalho em equipa, das vitórias e das derrotas, da comunicação em grupo”.

Aliás, mais do que isso – continuou – “pretendemos gerar o espírito de união, da amizade, do respeito e da alegria entre as escolas principiantes”.

Num outro desenvolvimento, Israr Mussagi saudou as medidas de desconfinamento no contexto da COVID-19, sublinhando que “como Colégio Global, entendemos que é o momento de os meninos voltarem à sua vida normal, da prática desportiva, da convivência”.

A fonte falou, por fim, dos “vícios digitais” que, na sua óptica, podem ser combatidos com a prática do desporto. “As crianças são muito ligadas às redes sociais, à televisão, ao Netflix e nós achamos que podemos reduzir estes vícios com este tipo de iniciativas desportivas”.

Ouro sobre o azul – Farukito Patel

Conforme referenciamos, a Copa Global foi apadrinhada pelo selecionador nacional de futsal, Farukito Patel, para quem este tipo de iniciativas ajudam a alargar a base de massificação desta modalidade desportiva.

Não temos base de futsal em Moçambique, fora de alguns equipas, o que significa que é bom termos este tipo de eventos para podermos observar futuros talentos que, daqui a alguns anos, poderão ingressar nas equipas federadas e, quem sabe, alimentarem a selecção nacional”, fundamentou.

Adiante, Farukito instou o Colégio Global a ser regular na organização deste torneio de futsal, o que, a seu ver, seria ouro sobre o azul. [OC]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s