Texto: Atílio Huo (a partir de Maseru)
Seis duplas – três femininas e igual número masculinas – compõem as selecções nacionais de voleibol que vão, de 21 a 23 de Outubro, disputar a sexta etapa do Circuito Regional da Zona VI de África.
Trata-se de Ana Paula/Vanessa Muianga, Natália Intego/Ângela Tembe e Vânia Muiambo/Verónica Rock em femininos, bem como Ainadino Martinho/Jorge Monjane, José Mondlane/Osvaldo Mungoi e Denilson Sitoe/Alírio Mandlate, em masculinos, duplas que vão lutar pelo quinto título regional, de um total de seis edições até aqui realizadas.
De acordo com o sorteio realizado na reunião técnica havida esta quinta-feira, 20 de Outubro, a dupla campeã em título em femininos, constituída por Ana Paula/Vanessa Muianga, calhou na Série A juntamente com Wright/Boima do Botswana e Sekhonyana/Strydom da África do Sul.

Na mesma série, já em masculinos, ficou também a dupla campeã em título em masculinos, Ainadino Martinho/Jorge Monjane, esta que terá como adversários os sul-africanos Jooste/Danilo e os anfitriões Letsie/Mahapa.
Por sua vez, Vânia Muiambo e Verónica Rock ficaram na série B, que também integra as duplas Marange/Gasa do Zimbabwe e Moleboheng/Chapole do Lesotho.
Natália Intego/Ângela Tembe, na série D, terão três adversárias, nomeadamente Guyo/Dhlomo do Zimbabwe, Thomas e Tatiana da África do Sul e as anfitriãs Tsepiso e Tolofi.
Moçambicanos para travarem os “tswanas”
Sem histórico de participações nesta competição regional, quis a sorte que Denilson Sitoe e Alírio Mandlate calhassem na série B, na qual faz parte a eterna dupla vice-campeã e sempre candidata ao título, composta por Jack e Chiswaniso do Botswana.

A missão dos dois moçambicanos, aqui, é clara: impedir o apuramento da dupla “tswana” e abrir caminhos para que Moçambique possa revalidar o título de forma fácil. Mpao e Makhetha, do Lesoto, são outros integrantes desta série.
José Mondlane/Osvaldo Mungoi vão competir na Série C com as duplas Orapeleng/Manduwa do Botswana, Keegan/Hamzah de África do Sul e Lekomola/Leabua do Lesoto.
As partidas iniciam já manhã desta sexta-feira, aqui em Maseru, Lesoto.
De recordar que a delegação nacional é liderada por Pelágio Pascoal, secretário-geral da Federação Moçambicana de Voleibol. Alexandre Pontel é o selecionador nacional. [OC]