PELA SED:: Criada base de dados do desporto nacional

A Secretaria de Estado do Desporto (SED) lançou esta semana, em Maputo, a Base de Dados do Desporto Nacional, um instrumento de recolha e agregação da estatística deste ramo de actividade.

Texto: Redacção OC

O lançamento foi feito por Carlos Gilberto Mendes, secretário de Estado do Desporto, durante um encontro que manteve com o movimento associativo do desporto nacional, com o propósito de partilhar e validar este instrumento que marca um passo adiante do sector.

Implementada pelo Instituto Nacional do Desporto (INADE), entidade orgânica da SED, esta iniciativa, segundo explicou o governante, “conta com o envolvimento intersectorial do Instituto Nacional de Estatística (INE), a SED, o Movimento Associativo Desportivo e parceiros”, neste último caso os institutos nacionais de Saúde e o de Emprego.

Esta é uma plataforma conjunta que vai nos permitir validar as metodologias a serem utilizadas pelo INE na produção de estatísticas do desporto e, deste modo, contribuir para a apresentação de resultados fiáveis”, explicou.

Sempre de acordo com Mendes, o desporto é uma área transversal e, porque deve ser assim considerado, apelou “no sentido de que o instrumento ora partilha sirva para que possamos falar a mesma linguagem sobre a matéria de estatísticas do desporto, de modo a que estas venham a reflectir com maior fluidez e propriedade nos relatórios produzidos pelo governo, como também pelo movimento associativo desportivo”.

Ou seja, “queremos que os diferentes intervenientes trabalhem com a mesma base de informação no que toca às estatísticas desportivas”, sublinhou.

O instrumento medirá o volume da contribuição do desporto na economia

De acordo com o director-geral do INADE, Elias Wiliamo, este instrumento “sobre o qual temos vindo a trabalhar nos últimos nove, dez meses, irá aglutinar todos os dados relacionados com o desporto nacional, ademais das infraestruturas existentes e o seu estado”.

Adiante, a fonte revelou que a plataforma trabalhará ainda sobre o que chamou de conta satélite do desporto em que “através da recolha de dados, será possível saber quanto é que o desporto nacional tem estar a injectar na economia nacional”. [OC]


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s