ATLETISMO:: Nacionais iniciam com boicote de provas

Atletas da Cidade de Maputo boicotaram na manhã desta quinta-feira, 25 de Agosto, o arranque dos Nacionais de Atletismo. Reivindicavam a saída de Kamal Badrú da presidência da Federação Moçambicana de Atletismo (FMA).

Texto e Fotos: David Nhassengo

Os atletas, que já haviam avançado que não iriam participar na prova como forma de protesto, decidiram pois amotinar-se e marcharem sobre a pista do Parque dos Continuadores, exactamente neste dia em que arrancavam as competições. E anteciparam-se à chegada das delegações provinciais: já lá estavam muito antes da hora da primeira corrida: 8h30.

Nas mãos exibiam dísticos reivindicativos que encontravam vida no grito das suas vozes. A exigência, essa, era única: a demissão em bloco da actual direcção executiva da FMA, sob a liderança de Kamal Badrú.

Marchavam e gritavam com a mesma energia de quem deveria estar sobre aquela pista para melhorar as marcas e conquistar mais uma medalha.

Só a polícia conseguiu controlar a situação!

A Polícia da República de Moçambique destacou ao local um efectivo para conter os ânimos e permitir o arranque dos Campeonatos Nacionais de Pista. Em segurança.

No breve encontro mantido com os grevistas, José Maria Dombole pediu calma e serenidade, adiante apelando para que sigam os procedimentos legais para fazerem valer as suas reivindicações.

Uma delas é de aguardarem pela realização da Assembleia Geral Ordinária que foi marcada para sábado, 27 de Agosto e que irá, entre outros assuntos, analisar o pedido de demissão de Kamal Badrú submetido por seis Associações Provinciais.

Depois de ouvir o apelo das Autoridades Policiais, os atletas pediram realizar 30 voltas sobre a pista, marchando, para que tal feito fique registado na história do atletismo nacional.

José Maria Dombole e seus homens anuíram, um facto que atrasou para às 12 horas desta segunda-feira o arranque dos Nacionais que, como é público, será disputado por cerca de 300 atletas oriundos de todas as províncias do País.

Resta agora saber se os atletas da capital do País irão participar, ou não. O tempo já dirá! [OC]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s