AUSC R5:: Moçambique será a capital do desporto regional em 2024

Moçambique é o país eleito para acolher a XI edição dos Jogos da Região 5 do Conselho do Desporto da União Africana (AUSC-R5), agendada para 2024. As infraestruturas desportivas serão por isso melhoradas.

Texto: Redacção OC

O nosso País assumiu este compromisso na tarde desta segunda-feira, 18 de Julho, com a assinatura em Maputo do correspondente memorando de entendimento entre a Secretaria de Estado do Desporto e o Secretariado da AUSC-R5.

Esta será a segunda vez em que Moçambique é palco de Jogos da Região 5 de África depois de ter organizado o evento em 2004, o que para Gilberto Mendes, secretário de Estado do Desporto, é mais uma janela de oportunidade que se abre para o nosso País poder mostrar-se ao continente.

Aliás, antes disso, Mendes assegurou que a organização do evento fará com que “voltemos a fazer um investimento nas nossas infraestruturas e dotá-las de melhores condições e qualidade para poderem acolher condignamente estes jogos”.

E os benefícios disso serão a longo prazo. As infraestruturas melhoradas e modernizadas no contexto destes jogos irão mais tarde favorecer o desporto nacional, conforme vincou o governante.

Queremos, também, usar este evento como uma grande montra para promover a imagem do nosso País e do melhor que temos. Queremos que os moçambicanos se beneficiem destes jogos. À semelhança do sucedido em 2011, com os Jogos Africanos, esperamos que haja uma grande festa nacional”, manifestou Gilberto Mendes, que falava momentos após a assinatura do memorando de entendimento.

Por sua vez, Stanley Mutoya, secretário-executivo da AUSC-R5, revelou-se rendido com a capacidade de organização de eventos desportivos que o nosso País tem, não tendo por isso dúvidas de que a edição do ano 2024 será um sucesso. Deixou a garantia de que o organismo que dirige apoiará Moçambique em tudo o que for necessário.

Refira-se que, para além da assinatura do memorando de entendimento, o secretariado da AUSC-R5 que visita Moçambique de 17 a 20 de Julho escalou os recintos desportivos que deverão acolher as provas na capital do País. [OC]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s