BOXE:: Moçambique confirmado campeão absoluto da Zona IV de África

Com um total de 16 medalhas conquistadas, Moçambique foi, por fim, proclamado vencedor absoluto do Campeonato Africano de Boxe da Zona 4, que terminou fim-de-semana último em Maputo.

Texto: David Nhassengo / Fotos: Eliseu Patife

O combinado nacional conquistou sete medalhas de ouro, cinco de prata e quatro de bronze, totalizando 16, o maior número da prova no global, seguido pela África do Sul com 17, cinco das quais de ouro, igual número de prata e sete bronze, com a Zâmbia a terminar em terceiro com cinco de ouro, três de prata e três de bronze.

No entanto, após o término da prova, a organização da prova havia proclamado a Zâmbia como vencedora absoluta da prova, colocando Moçambique na segunda posição e relegando a África do Sul ao terceiro.

Com argumentos mentirosos do júri destacado para a prova, refira-se, o que originou uma série de protestos por parte dos moçambicanos e até dos sul-africanos, misturados com alguma incredulidade dos próprios zambianos que nem acreditavam no que (ou)viam.

No entanto, a verdade desportiva veio a ser reposta segunda-feira, 25 de Abril, pela Confederação Africana de Boxe após recurso interposto pela Federação Moçambicana de Boxe.

Caro presidente Gabriel Júnior (…) gostaria de expressar as minhas sinceras desculpas pelo mal-entendido no final da prova, e posso confirmar que, após uma discussão construtiva com o senhor Andile Mofu ,presidente da Zone 4, o estatuto de campeão pertence à equipa com o máximo número de medalhas de ouro em competição, neste caso a selecção de Moçambique com um total de sete”, escreveu o presidente da Confederação Africana de Boxe em carta endereçada ao presidente da federação nacional, Gabriel Júnior.

Com o desfecho, Moçambique volta a assumir-se como a maior potência do boxe da Região IV de África, título que havia perdido em 2019, na última edição do regional. [OC]


[*Regista-te em http://www.jogabets.co.mz usando o Promo Cod 530051 e ganha até Um Milhão de Meticais de bónus]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s