O autorização foi dada esta quarta-feira, 16 de Fevereiro, pelo Chefe de Estado, Filipe Nyusi, durante a comunicação à Nação proferida no âmbito da situação de calamidade pública em vigor no País devido à pandemia do novo coronavírus.
Texto: Redacção OC
Com efeito, está autorizada a retoma das aulas presenciais de educação física em todos os estabelecimentos de ensino, ademais da massificação do desporto escolar.
Ademais do desporto escolar, o Chefe de Estado anunciou o desconfinamento dos jogos recreativos e de lazer, o chamado “desporto dos bairros”. Com ele, reforçou a retoma das competições desportivas dos escalões de formação e de seniores amadores.
Ainda nesta comunicação foi anunciado o alargamento de 25% a 75% em relação à lotação máxima da presença do público nos jogos das competições nacionais, sempre com a observação do protocolo sanitário.
Todas estas medidas vieram acompanhadas pelo anúncio do fim do recolher obrigatório, uma medida explicada “pela tendência favorável da pandemia, revestida na melhoria em todos os indicadores epidemiológicos”.
De referir que as medidas anunciadas esta quarta-feira (16) são válidas por dois meses, ou seja, até 18 de Abril próximo. [OC]