No seu informe anual sobre o Estado Geral da Nação, o Presidente da República destacou as medalhas conquistadas pelos moçambicanos nas provas internacionais como as maiores realizações do ano que agora finda: 2021. A formação e a massificação desportiva, a nível interno, foram também exaltos por Filipe Jacinto Nyusi.
Texto: David Nhassengo
O estadista, que prestava o seu informe esta quinta-feira, 16 de Dezembro, na Assembleia da República, enalteceu a participação de atletas moçambicanos de várias modalidades em diversos campeonatos de alta competição, a que culminou com a conquista de “resultados satisfatórios”, conforme sublinhou.

E destacou: “As duas medalhas de ouro no Campeonato Africano de Boxe; Uma medalha de prata no Campeonato Africano das Nações de Futebol de Praia, que decorreu no Senegal e, consequentemente, o apuramento ao Campeonato Mundial da Rússia-2021; Uma medalha de ouro no Campeonato de Futebol de Praia da COSAFA; Uma medalha de bronze no Campeonato Africano de Judo; Uma medalha de bronze nos jogos Paralímpicos de Tóquio; Uma medalha de bronze na fase final do Campeonato Mundial de Bajas no Alentejo, Portugal, no motociclismo”.

A nível interno, o Presidente da República destacou, no seu informe anual, a massificação desportiva na qual fez saber que “activamos 230 núcleos desportivos nas províncias de Tete, Manice e Inhambane”. Isto por um lado.
Por outro, enalteceu as diversas acções de formação que “abrangeram 248 agentes desportivos nas províncias de Maputo, Nampula, Zambézia e Manica, sendo 73 mulheres e 175 homens”. [OC]
[*Regista-te em http://www.jogabets.co.mz usando o Promo Cod 530051 e receba até 1000MZn de bônus]