FMF insiste no Moçambola de 12 clubes e mantém Matchedje de Mocuba

A Federação Moçambicana de Futebol (FMF) decidiu manter o Matchedje de Mocuba no Moçambola, tornando-se, assim, no 12º clube a disputar a prova. Desportivo e Textáfrica em combustão por terem boicotado a Liguilha.

Texto: Redacção OC

A Casa de Futebol não acolheu, por fim, a decisão dos clubes saída da última Assembleia-Geral Extraordinária da Liga Moçambicana de Futebol, havida a 22 de Novembro, a que ratificou uma prova de 14 clubes.

Naquele dia, o evento advogou o cumprimento do Regulamento de Competição que norteou o Moçambola2021, segundo o qual caíam de divisão as três últimas equipas da tabela, neste caso o Matchedje de Mocuba, o Textáfrica de Chimoio e o Desportivo de Maputo, cabendo adiante à FMF a indicação dos três substitutos.

Sucede, porém, que a FMF passou por cima do que se tratou na referida assembleia, mantendo a posição que tomou em Agosto último, a de ver a próxima edição do Moçambola a ser disputada por 12 clubes. Não por 14.

E, se em Agosto a 12ª equipa seria encontrada através de uma Liguilha envolvendo os três últimos classificados, um torneio que deveria decorrer de 22 a 27 de Novembro em Vilankulo, desta vez o organismo reitor do futebol nacional elegeu o Matchedje de Mocuba através de um ofício.

Argumenta, a entidade liderada por Feizal Sidat, que os Militares de Mocuba foram os únicos que manifestaram a vontade de participar na Liguilha, diante do barulhento boicote promovido pelo Desportivo de Maputo numa onda extensa que colheu os Fabris do Planalto.

No dia 11 de Novembro de 2021, antes da realização do sorteio da Liguilha de Apuramento para o Campeonato Nacional de Futebol da 1º Divisão, Moçambola – Edição 2022, o representante do Grupo Desportivo Maputo e do Grupo Desportivo e Recreativo Textáfrica de Chimoio comunicaram que não iriam participar por motivos financeiros. Por sua vez, o representante do Clube Desportivo Matchedje de Mocuba manifestou que estava pronto para participar na prova e fez a entrega do respectivo documento a confirmar a sua intenção de participação”, informa a federação, em comunicado a que OC-Olho Clínico teve acesso.

Face aos acontecimentos, a Direcção Executiva da FMF deliberou considerar o Grupo Desportivo Matchedje de Mocuba qualificado como a 12ª equipa no Moçambola – edição 2022”, finalizou. [OC]

Advertisement

One comment

  1. Porque decidir e depois analisar….
    Por mim esta claro que, a FMF esta equivocado, na medida em que hoje advoga o Moçambola de doze Clubes. E eu pergunto, se os Campeonatos Provinciais tivessem decorridos e que as três equipas regionais tivessem apto para participar no Moçambola 2022, como seria esta decisão de diminuir para os 12 Clubes e não 14 previamente aprovados.

    Mais uma vez por mim digo que a FMF haje depois analisa, comecei com esta conclusão depois do lançamento do logótipo dos Mambas e que depois de ser muito contestado recuou, para alem de tantas as vezes assistidas la atrás. Por mim ainda não temos sérios gestores de futebol na direcção máxima.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s