OBITUÁRIO:: Morreu Marcelino Macome

O antigo presidente do Comité Olímpico de Moçambique (COM) perdeu a vida na noite desta terça-feira, 30 de Novembro, vítima de doença prolongada.

Texto: Redacção OC

Por cerca de 20 anos – precisamente até 2017 – Marcelino Macome assumiu a presidência do COM, entidade na qual ocupou antes as funções de secretário-geral.

A sua gestão no COM ficou marcada pelas douradas conquistas de Maria de Lurdes Mutola, a quem o organismo liderado por Marcelino Macome oferecera uma bolsa olímpica para os Estados Unidos de América.

Foi igualmente responsável pela idealização e concepção do novo edifício do Comité Olímpico de Moçambique, orçado em 40 milhões de dólares norte-americanos, cujas obras decorreram de Março de 2013 a Março de 2016.

Este ano (2021), durante as celebrações do Dia da Independência Nacional, a 25 de Junho, o finado foi condecorado pelo Chefe de Estado, Filipe Nyusi, com a Medalha de Mérito Desportivo em reconhecimento aos seus feitos na liderança do COM.

Aliás, já em 2020 Macome foi homenageado pela Secretaria do Estado do Desporto, tendo na ocasião recebido o Diploma de Mérito Desportivo durante a Gala Nacional do Desporto. [OC]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s