LIGUILHA:: Desportivo e Textáfrica mantêm impugnação. Matchedje pronto para competir!

Após o consenso alcançado terça-feira, 09 de Novembro e todavia adiou a realização do sorteio para esta quinta-feira (11), o Desportivo de Maputo e o Textáfrica de Chimoio mudaram novamente de posição, mantendo a impugnação da realização da Liguilha.

Texto e Fotos: David Nhassengo

A posição foi manifestada pelo delegado do clube Alvinegro, Danilo Liasse, como ponto prévio no encontro desta quinta-feira, 11 de Novembro, o que daria lugar à realização do sorteio do torneio que serve para encontrar a 12ª equipa do Moçambola2022.

Conforme anunciou Liasse, “o Desportivo de Maputo avisa que não irá participar na Liguilha por entender que a sua criação é ilegal e despromovida de qualquer fundamento”, tomada “de forma unilateral pela direcção executiva da FMF” e sem o beneplácito colegial dos clubes do Moçambola, que é a Assembleia-Geral.

Por isso, o clube abdica da prova e desde já não irá participar no sorteio enquanto não houver uma resposta do Conselho Jurisdicional da Federação Moçambicana de Futebol (FMF) ao pedido de impugnação já submetido”, argumentou o dirigente.

Para fazer valer os seus interesses, o Desportivo de Maputo anunciou ainda a submissão, na manhã de quinta-feira, 11 de Novembro, de uma providência cautelar junto do Tribunal Judicial da Cidade de Maputo por forma a travar a realização deste torneio até à ansiada decisão do órgão de justiça da FMF.

Este posicionamento foi subscrito pelo Textáfrica de Chimoio, que aproveitou a boleia do clube de Maputo para, nos mesmos termos, anunciar que abdica da prova até à decisão do órgão jurisdicional da federação.

Matchedje de Mocuba distancia-se e quer Liguilha!

Contrariamente aos dois emblemas, o Matchedje de Mocuba revelou que a contestação da Liguilha teria sido ultrapassada na reunião da terça-feira (09), a ponto de os três clubes terem chegado a um entendimento para que a prova realmente decorra. Aliás, lembrou que foi acordo comum que o respectivo sorteio teria lugar esta quinta-feira (11), não tendo sido à toa que todas as partes envolvidas estavam ali, reunidas, na federação.

Nós viemos aqui pra participar no sorteio, conforme ficou acordado na última reunião. Nos distanciamos dos pronunciamentos dos anteriores clubes e já até submetemos uma carta, junto da federação, a dizer que renunciamos o pedido de impugnação e que vamos à Liguilha”, reiterou Mussa Maluata, presidente do clube militar.

Segundo reafirmou o dirigente, “nós já percebemos que a Liguilha é uma prova legal, que visa repescar um dos três clubes despromovidos da actual edição do Moçambola. Ou seja, está em prol do futebol. Portanto, queremos a Liguilha e estamos prontos para tal”.

Posição do Desportivo e do Textáfrica vai a análise na federação

Diante dos posicionamentos antagónicos, mas que todavia adiavam, uma vez mais, a realização do sorteio, o vice-presidente da FMF para Alta Competição, Amir Gafur, fez saber que o assunto será levado à análise da Direcção Executiva e do Conselho Jurisdicional da Casa do Futebol, o mais breve possível.

Pediu, no entanto, que a posição do Desportivo de Maputo e do Textáfrica de Chimoio, anunciada esta quinta-feira, 11 de Novembro, fosse remetida por escrito à federação, para os devidos efeitos.

Então não há Liguilha em virtude de o Desportivo de Maputo e o Textáfrica de Chimoio não estarem em condições de participar, contrariamente ao Matchedje de Mocuba que quer competir, que está pronto a ir à prova. Vamos remeter o assunto a outros órgãos competentes da federação para efeito de decisão final”, rematou Amir Gafur, anunciando desta forma o adiamento, mais um, da realização do sorteio e, consequentemente, do arranque de uma prova que seria disputada de 21 a 27 do mês em curso em Vilankulo. [OC]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s