SED em Conselho Coordenador para avaliar o desporto nacional

Com duração de dois dias, a Secretária de Estado do Desporto (SED) reúne os seus quadros a partir desta quinta-feira, 04 de Novembro, no distrito de Bilene, província de Gaza, para o segundo Conselho Coordenador da instituição. Vários temas estruturantes do sector serão passados em revista!

Texto: David Nhassengo e Abiatário Rombane

O encontro daquele organismo responsável pelo sector do desporto a nível do governo servirá para avaliação do grau de cumprimento das decisões e recomendações saídas do primeiro Conselho Coordenador havido em Dezembro de 2020, na capital do País.

Essencialmente no que diz respeito ao cumprimento do Programa Económico e Social (PES) por parte deste sector num ano atípico como está a ser o de 2021, marcado pelo confinamento do movimento desportivo por conta da pandemia do novo coronavírus e as suas vagas.

O recolher obrigatório a que esteve votado o desporto, com principal incidência nas competições nacionais e provinciais contribuiu – e de que maneira – para a falta de resultados positivos por parte das diferentes selecções nacionais, visto que estas últimas não deixaram de competir a nível internacional.

Aliás, serão neste encontro passadas em revista as realizações a nível do desporto de rendimento relativas ao corrente ano de 2021.

Instituições desportivas devem deixar de depender do Governo

Da reunião de Bilene deverão ainda sair as propostas da SED para o PES de 2022, que como sabe OC-Olho Clínico será marcado pela redução significativa do financiamento estatal a este sector.

Tal cenário obrigará as federações, ligas profissionais e outras entidades abrangidas nos contratos-programa com o Estado a buscarem outras formas de financiamento. No mercado!

Aliás, este será um dos pontos a ser debatido pelos pensadores daquele organismo governamental, esperando-se que deste encontro saia, finalmente, a proposta de criação e melhoramento dos instrumentos legais que norteiam o financiamento das instituições desportivas nacionais.

O papel da medicina desportiva!

Ainda nestes dois dias do magno encontro, os quadros seniores da SED deverão também analisar o papel da medicina desportiva no desenvolvimento do desporto, sobretudo face aos novos desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus.

Neste capítulo, será feito o ponto de situação relativamente ao controlo anti-doping no País, visto que as instituições que lidam com esta componente não só têm pouca expressão, como também têm utilidade nenhuma. Não são realizados diagnósticos à dopagem na alta competição.

Gestão do Estádio Nacional do Zimpeto em teste de fogo!

O recente chumbo grosso da Confederação Africana de Futebol (CAF) ao Estádio Nacional do Zimpeto obriga os Mambas a jogarem como anfitriões no estrangeiro. Este tema, apesar de em diferentes ocasiões ter sido publicamente desvalorizado por Carlos Gilberto Mendes, também merecerá especial atenção no retiro de Bilene.

O modelo de gestão desta infraestrutura, sob égide do Fundo de Promoção Desportiva, uma entidade orgânica da SED, será objecto de debate e espera-se que o Conselho Coordenador deixe recomendações que possibilitem transformar aquela imponente infraestrutura em uma espécie de “elefante útil” ao desporto nacional.

De recordar que, com a duração de dois dias, o segundo Conselho Coordenador da SED terá lugar de quinta a sexta-feira no distrito de Bilene, província de Gaza. [OC]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s