CAF reprova ENZ e Mambas serão anfritriões na África do Sul ou Camarões

A informação foi avançada por Faizal Sidat, presidente da Federação Moçambicana de Futebol (FMF), no princípio da noite desta quarta-feira, 15 de Setembro.

Texto: Abiatário Rombane

Aquela infraestrutura foi chumbada na sequência da sessão de inspecção levada a cabo pela Confederação Africana de Futebol (CAF), quinta-feira última, 09 de Setembro.

Se naquele dia foi cantado o chumbo grosso, esta quarta-feira (15) veio a confirmação através do dirigente federativo, em declarações prestadas ao canal desportivo da Rádio Moçambique.

A qualidade do piso que clama por substituição, o não funcionamento de torniquetes recentemente instalados, a ausência de uma vedação externa, a falta de água e insalubridade dos balneários são as principais razões apontadas pelo organismo africano para encerrar o maior estádio do País. Deficiências vistas, por sinal, a olho nu.

Mambas anfritriões na vizinha África do Sul

O veto obriga Moçambique a receber, em princípio, o Camarões na vizinha África do Sul, a 10 de Outubro, para a quarta jornada de apuramento o Mundial de Futebol, Qatar-2022. Mas, sabe OC-Olho Clínico, pelo volume de intervenção a ser feita naquele recinto desportivo, o País não chegará a tempo de efectuar no Zimpeto o encontro diante do Malawi, a 14 de Novembro, para a derradeira ronda.

E, de acordo com Faizal Sidat, a FMF já até entrou em contacto com a congénere South African Football Association (SAFA)para ver a possibilidade de realizarmos os jogos na vizinha África do Sul”.

Estamos à espera de uma resposta positiva para que possamos efetuar os jogos lá. Temos até dia 17 de Setembro para indicarmos o local”, anunciou o dirigente, em declarações prestadas aos microfones do canal desportivo da Rádio Moçambique.

Yaoundé e Lilongwe alternativas à África do Sul

De acordo com Sidat, Moçambique tem apenas dois dias para indicar o campo para a realização dos jogos. E, caso a diplomacia com a África do Sul não surta os devidos efeitos, os jogos deverão ocorrer na casa dos adversários dos Mambas, conforme defende a CAF neste tipo de situações. Ou seja, os jogos podem vir a decorrer em Yaoundé, Camarões. Lilongwe, Malawi, esta fora de hipótese pelo facto de o vizinho ter também visto o seu único estádio maior a ser chumbado por aquele organismo.

Inaugurado a 23 de Abril de 2011, o Estádio Nacional do Zimpeto foi construído de raiz para acolher a edição dos Jogos Africanos daquele ano. Custou aos cofres do Estado cerca de 70 milhões de dólares norte-americanos, um investimento que fez com que aquele recinto passasse à gestão do Fundo de Promoção Desportiva, uma entidade organiza da Secretaria de Estado do Desporto. [OC]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s