SED viabiliza ida das Samurais ao Afrobasket

A selecção nacional sénior feminina de basquetebol participará de 17 a 26 de Setembro no Afrobasket2021 de Yaoundé, Camarões, conforme garantias dadas pelo Secretário de Estado do Desporto, Carlos Gilberto Mendes.

Texto: David Nhassengo

A garantia foi dada esta sexta-feira, 10 de Setembro, pelo governante após reunir no seu gabinete de trabalho com os gestores da Federação Moçambicana de Basquetebol, estes que há dias anunciaram a desistência da selecção feminina da prova por falta de 10 milhões de meticais para custear as despesas de participação.

A Secretaria de Estado do Desporto irá assumir a deslocação da selecção ao Afrobasket”, começou por anunciar Gilberto Mendes, para adiante sublinhar que “não podemos correr o risco de uma equipa de top, por sinal do top4 de África, não ir a um africano por questões colo essas que foram avançadas” por Roque Sebastião, presidente daquela federação desportiva.

Incompreensível ainda, para Gilberto Mendes, seria o boicote quando em Moçambiquetemos as melhores atletas, o melhor treinador de África e o presidente da FIBA-África que é moçambicano. E fazer uma vergonha desta de não ir a um evento africano como o Afrobasket?”, questionou.

Com um semblante carregado, de quem ficou agastado com a situação a que foi colocado por Roque Sebastião. Mendes instou os dirigentes federativos para que “façam uma introspecção, como federação, de como daqui para frente vocês podem caminhar seguros, é que continuam com vontade de segurar o barco”.

O governante disse ainda, de viva voz, que gerir a federação de basquetebol “não é para fracos” e instou os gestores a colocarem o lugar à disposição “se não tiverem capacidade de cumprir aquilo que é o vosso mandato”. [OC]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s