A lista de 25 atletas eleitos por Horácio Gonçalves para a dupla operação de apuramento ao Mundial do Qatar-2022, contra Costa do Marfim e Malawi, respectivamente a 03 e 07 de Setembro próximos, brilha também por uma luz que ilumina a ausência de nomes sonantes.
Texto: Redacção OC
Ciente da soberania do seleccionador na escolha dos atletas que melhor se enquadram nos seus anseios, ainda que deles dependam um povo, OC-Olho Clínico reuniu uma extensa lista de atletas que não figuram na convocatória anunciada na manhã de última segunda-feira, 23 de Agosto, na cidade de Xai-Xai.
Atletas esses que, na óptica deste portal, fazem um onze inicial, restando outros de sobra para as emendas.
- Ivan (Black Bulls): É o guarda-redes menos batido do Moçambola entre os que não foram tidos nem achados na convocatória;
- Mexer (Bordéus): Há uma melhor dupla defensiva que faz uma mão enluvada para Zainadine Júnior melhor do que Mexer?
- Danilo (Costa do Sol): Se a base da convocatória saiu do Torneio da Cosafa de Julho último, com 13 atletas chamados, o que impediria a continuidade deste lateral canarinho?
- Sidique (UD de Songo): Não há um livro de estilo dos Mambas que pode ser escrito sem a presença deste pau para toda obra!
- Kambala (Baroka RSA): Só a falta de ritmo justificaria a ausência desta máquina de corte. Mas foi titular no arranque da Primeira Liga da vizinha África e até marcou na vitória contra o Tshakhuma só para que ninguém o esquecesse;
- Gildo (Amora FC): É verdade que é mais dado a acções ofensivas e que, contra a Costa do Marfim, apostássemos mais em um duplo pivô: Kambala e Amadou. Mas daríamos aqui a oportunidade de, uma vez por todas, mostrar-se ao País como um transportador!
- Dominguês (Royal AM): Só se gostássemos de entrar em conflito com os céus e a terra é que deixaríamos o capitão de fora. Sobretudo quando há uma “entrega de pastas que se deve fazer” de forma gradual, sem agredir a ninguém. Não se vai a machamba sem enxada!
- Telinho (Costa do Sol): Foi a fonte do golo quando os Mambas mais precisaram na campanha passada, a de apuramento ao CAN-2022. Foi a solução interna diante de passagens áreas chorudas gastas para nada!
- Clésio (Marítimo): Maldito Visto para Portugal que embaraça um todo País e proíbe-nos de ver um tecnicista, um velocista, um explosivo atleta. Para quando um Visto de Serviço para os atletas internacionais?
- Henriques (UD de Songo): É o segundo melhor marcador do Moçambola, superado apenas por Ejaita (em que pé está o processo da sua naturalização?). Na primeira volta representou o Desportivo, marcou. Idem na sua nova equipa, a UD de Songo.

Suplentes:
- Amadou (UD de Songo): Seria a nossa primeira escolha para a dupla do miolo com Kambala, sobretudo no encontro contra a Costa do Marfim. Mas há uma coisa que precisaríamos de ver no talento que há em Gildo…
- Dayo (UD de Songo): Andamos com uma fé, ainda que cega, nos golos do Moçambola. Pode jogar como segundo avançado se quiséssemos alterar o sistema para dar descanso a Dominguês e também serviria no lugar de Henriques;
- Acácio (Ferroviário de Lichinga): Há alguma coisa que se deve aproveitar de uma equipa que ocupa a terceira posição do Moçambola, pois não? Sofreu seis golos e é até menos batido do que Victor Guambe!
- Ínfren (UD de Songo): Jovem, com rodagem competitiva e internacional A…Um boa “retaguarda” até para pressionar Sidique Sataca a não facilitar;
- Kamo-Kamo (V. Setúbal): Regressou há dias aos relvados, depois da lesão que o tirou dos campos durante três meses, precisamente no encontro dos Mambas contra Cabo Verde. Cumpriu apenas cinco minutos no seu regresso e connosco cumpriria mais, seguramente!
- Chico Muchanga (TS Sporting): Está aqui, entre as reservas, porque não pode estar à frente de um batalhador como Jeitoso!
- Ratifo (Pforzheim): Insistimos com ele, para as emendas. É matreiro e pode ser uma solução para os minutos finais. É um “9” que… um dia não sabe né? Já marcou-nos na vitória histórica contra a Zâmbia! [OC]
[*Regista-te em www.oc.co.mz usando o Promo Cod 530051 para obter vários benéficos como o moneyback em caso de um bilhete perdido]
Desta vez vamos aplaudir e dar mais força aos nossos queridos jovens .
Mas porém: os jogadores teem falta de sinceridade entre eles ,
Joga. Como se fossem crianças,e peço mais uma vez cabularem como os outros rivais jogam .
Evitar fintas na pequena área.
GostarGostar
Gostei de forma como o selecionador fez ,
Chamamos de seleção nacional de Moçambique quando são tirados os melhores jogadores de equipas provinciais
GostarGostar