O atleta foi esta sexta-feira, 25 de Junho, condecorado pelo Chefe de Estado moçambicano, Filipe Jacinto Nyusi, com a Medalha de Mérito Desportivo em reconhecimento dos seus feitos ao longo do último ano.
Texto: David Nhassengo
Reinildo Mandava foi agraciado com a honorífica medalha no âmbito das celebrações dos 46 anos da Independência Nacional, cujas cerimónias centrais tiveram lugar este 25 de Junho na cidade de Maputo.
De acordo com o Chefe de Estado, Filipe Nyusi, a iniciativa que hoje teve lugar é, na verdade, “um gesto de reconhecimento do Estado a cidadãos que tiveram acções extraordinárias em prol de Moçambique”.
“É por merecem este reconhecimento que endereçamos as nossas felicitações a todas as mulheres e homens que hoje foram condecorados”, vincou, ainda, o estadista moçambicano.
Satisfeito pelo reconhecimento
Para Reinildo Mandava, receber a Medalha de Mérito Desportivo significa um momento ímpar de orgulho, mas ao mesmo tempo de motivação. Não só para si, para a sua carreira, mas também para a sua família.
“É o reconhecimento de um trabalho que iniciei há muitos anos. Fico bastante lisonjeado por saber que o meu País reconhece o trabalho que tenho desenvolvido” como jogador de futebol. Considerou o atleta.
Pesou para a condecoração de Reinildo Mandava a conquista do título de campeão nacional da França ao serviço do Lille OSC, para além de ter sido eleito o Melhor Lateral Esquerdo da temporada 2020/2021 da Ligue 1.
Refira-se que, para além de Reinildo Mandava, foram também condecorados a atleta Edmilsa Governo e Marcelino Macome, este último antigo presidente e hoje honorário do Comité Olímpico de Moçambique (COM). OC