Um fim forçado. O árbitro Artur Alfinar viu-se obrigado a colocar um ponto final à partida que envolveu as formações do Ferroviário da Beira e do Desportivo de Maputo, para a jornada 10 do Moçambola2021.
Texto: Redacção
Um insólito a todos os efeitos. Disputava-se o quinto minuto para lá dos 90. Último lance da partida e a bola descai para a direita de onde João tira um cruzamento para o centro da área, ao encontro de Dayo que livre de marcação tira um remate de primeira.
A bola bate no poste e, sem transpor a linha do golo, rola até ser controlada pelo guarda-redes Victor.
Dayo põe-se a festejar e o árbitro principal, Artur Alfinar, consulta a assistente Roda Mondlane que sem se movimentar em direcção ao centro – quando há golo – confirma que a bola não ultrapassou a linha.
Não convencido com a decisão da assistente, esta que estava no enfiamento do lance, Artur Alfinar apita a indicar para o círculo central. Valida o golo que acabou sendo decisivo para a vitória do Ferroviário da Beira, por 1-0, sobre o Desportivo de Maputo.
Os alvinegros protestaram. Primeiro diante de Alfinar este que, para se defender, tirou a cartolina vermelha para intimidar os inconformados. De seguida os atletas retiraram-se do campo, regressando tempo depois sem no entanto reiniciarem o jogo. Permaneceram no círculo em exercícios de aquecimento.
Diante do insólito, o árbitro viu-se obrigado a aplicar o regulamento que dá por terminado um encontro 15 minutos depois da sua suspensão – não se verificando condições para a sua continuidade. Ou seja, Adriano Alfinar apitou pela última vez quando o relógio atingiu o 117º minuto do jogo, confirmando assim a vitória do Ferroviário da Beira.
Um desfecho polémico que subiu a locomotiva do Chiveve à segunda posição da tabela classificativa com 22 pontos e afundou o Desportivo de Maputo que continua a liderar a zona da despromoção com 7.
De recordar que Adriano Alfinar é árbitro internacional que tem representado Moçambique nas competições sobre égide da Confederação Africana de Futebol (CAF) e da Federação Internacional de Futebol (FIFA). Da cidade da Beira, ele pertence à Comissão Provincial de Árbitros Futebol de Sofala. OC

[…] Recorde-se que o juiz fora condenado pela Comissão Nacional de Árbitros de Futebol (CNAF) pelo crime de atentado à verdade desportiva depois de validar um golo inexistente e que deu vitória ao Ferroviário da Beira contra o Desportivo de Maput… […]
GostarGostar