O emblema nacional bateu a congênere de Uganda, por 6 a 3, no desafio das meias-finais do Campeonato Africano das Nações, prova que decorre no Dakar. A final será hoje, sábado 29 de Maio, contra os anfritriões: Senegal.
Texto: David Nhassengo
O conjunto nacional ganhou com um poker de Rachide e outro de Nelson, num encontro em que o Uganda deu luta nos primeiros dois períodos.
Aliás, o resultado saiu empatado a um golo na primeira parte. Lukooya fez o 1 a 1 em resposta ao tento de Rachide.

No reatamento, Moçambique pôs-se novamente em vantagem com golo, digamos, madrugador de Rachide. Mas a felicidade nacional foi sol de pouca dura: Wasswa empatou e, minutos depois, Lule fez o 3 a 2 a favor do Uganda, resultado com o qual foi-se ao derradeiros 12 minutos.
E foi neste derradeiro período em que os treinados por Abineiro Ussaca esboçaram a reação que tem sido o segredo de sucesso dos moçambicanos no que vai do CAN: a capacidade física de aguentar 36 minutos.

Contra um adversário praticamente “morto”, fisicamente destruído, Moçambique apenas passeou a classe, com um festival de golos como música de fundo. Rachide marcou três golos seguidos e, para o fecho, Nelson colocou o seu nome na lista de goleadores – só para não variar.
Com o triunfo maravilhoso, visto desde a bancada por Carlos Gilberto Mendes e Feizal Sidat, respectivamente secretário de Estado do Desporto e presidente da Federação Moçambicana de Futebol, a equipa nacional assegurou a presença na final desta prova, agendada para às 19h30 deste sábado, 29 de Maio. Contra o Senegal.

Aliás, na qualidade de finalista em Dakar, Moçambique assegurou também o apuramento directo à fase final do Mundial de Futebol de Praia, prova a decorrer em Agosto próximo na Rússia. OC
[*Este conteúdo foi oferecido por http://www.jogabets.co.mz – Registe-se com o Promo Cod 530051 e receba um bônus especial de boas-vindas]