CAN-2022 de futebol de praia é uma oportunidade para o País expor as suas potencialidades turísticas

A cidade de Vilankulo dispõe actualmente de 90% de condições para acolher, em Outubro do próximo ano, a edição do ano 2022 do Campeonato Africano das Nações (CAN) de Futebol de Praia. São esperados ganhos imediatos, mas o impacto será imensurável com a abertura de uma janela para Moçambique expor as suas potencialidades turísticas!

Texto: Redacção

Quem assim o disse é Yassin Amuji, presidente da Associação de Turismo de Vilankulo, reagindo à notícia da indicação de Moçambique como País anfitrião daquela competição. Como sabe-se, a prova irá decorrer em Outubro de 2022 na turística cidade de Vilankulo.

  • As vantagens da candidatura de Vilankulo: Foi submetida tendo em conta a localização geográfica de Vilankulo. Apresentou-se aquilo que são as potencialidades turísticas e as condições de que a nossa cidade dispõe. Acredito que foi isto pesou para a CAF decidir a favor desta candidatura.
  • Os ganhos: Mais do que os ganhos imediatos, que são as acomodações e as pequenas receitas que serão feitas durante a competição, temos de perceber que o mais importante é o impacto que este CAN de futebol de praia vai criar. Mas primeiro temos de materializar esta competição e adquirir experiência na organização. Pessoalmente acredito que será um sucesso!
  • Impacto a médio e longo prazos: Temos de perceber que cada selecção que vier a este CAN irá trazer a sua própria imprensa esta que, por sua vez, será responsável por exibir aquilo que é Moçambique. As suas potencialidades turísticas. Esta modalidade joga-se na praia. E, assim sendo, o impacto multiplicador que terá nos meses seguintes será animador. Isto por um lado. Por outro temos de pensar que esta prova será o trampolim para que o nosso País, particularmente Vilankulo, acolha outras competições de carácter regional, continental e porque não mundial…
  • Condições existentes: Vilankulo dispõe de 90% de condições para a realização da prova. Temos o Aeroporto Internacional que recebe voos de todos pontos de África. Temos, outrossim, hotéis com categorias de 2, 4, 5 estrelas…Que reúnem as condições necessárias para acomodar os intervenientes do CAN.
  • Serviços de saúde: A cidade de Vilankulo dispõe de duas clínicas privadas em perfeitas condições para atender situações de emergência para todas as delegações em caso de necessidade. Temos também o nosso hospital público que também se confunde uma clínica privada.
  • O que está em falta: É aquilo que a federação tem estado a trabalhar em conjunto com o Conselho Autárquico e o Governo Provincial. Nomeadamente na busca de parceiros para materializar urgentemente a construção da infraestrutura que vai acolher a competição. Neste caso a arena. O local já foi identificado, o projecto já foi apresentado e há parceiros abordados para o efeito. Acreditamos que as coisas vão acontecer dentro dos prazos possíveis. Há uma equipa muito forte a trabalhar no assunto…
  • Criação de um Comité Organizador local: Vamos acelerar o processo da materialização do estádio de futebol de praia e o próximo passo é o de formar o Comité Organizador local que vai liderar este processo todo. Há que desenhar a identidade corporativa do evento, sendo algo que chama atenção de Moçambique para o continente africano e para o Mundo.
  • O papel da Associação de Turismo: Temos de mobilizar mais parceiros. A nível da associação continuaremos a dialogar com os nossos membros por forma a garantir que se preparem, que melhorem alguns aspectos que julgamos ser importantes para uma experiência destas. Estamos desafiados a melhorar as condições e a deixar uma boa imagem do País para o continente africano. OC

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s