A cidade de Vilankulo será palco da realização do Campeonato Africano das Nações (CAN) de futebol de praia de 2022. Para a edilidade local, a competição servirá para consolidar aquele ponto turístico como o primeiro e o melhor destino de África.
Texto: David Nhassengo
Quem assim o diz é William Tunzine, presidente do Conselho Autárquico da Cidade de Vilankulo, que recorda que a candidatura de Moçambique para acolher o CAN-2022 daquela modalidade foi suportada por esta urbe.

Abaixo transcrevemos a reacção do edil à decisão do Comité Executivo da Confederação Africana de Futebol (CAF) de eleger Moçambique como país anfitrião desta competição continental de futebol de praia.
- Sentimento: Sentimo-nos honrados por esta escolha merecida. Estamos seguros de que o campeonato vem mesmo à cidade de Vilankulo, tendo em conta os passos que já demos juntamente com a Federação Moçambicana de Futebol (FMF) sobre esta matéria;
- Preparação da candidatura: Em Março esteve cá em Vilankulo o secretário-geral da FMF, Hilário Madeira, a quem manifestamos a nossa total disponibilidade em acolher a prova continental;

- Porquê de Vilankulo: Aceitamos porque julgamos que dispomos das melhores condições para isso, nomeadamente as praias mais limpas, empreendimentos turísticos e serviços de maior qualidade. Em termos de hospedagem e variedades de gastronomia podem descansar…Vilankulo dispõe do melhor!
- Disponibilidade de camas: Há espaço para todos, com mais de 1500 camas de hospedagem.
- Espaços para a montagem de campos: Temos muito espaço para ceder, com a atribuição das devidas licenças de uso e aproveitamento de terra. Penso que no devido momento tudo isto estará clarificado.
- Papel da edilidade: Será o de facilitar para que a prova decorra aqui e seja um verdadeiro sucesso.

- Desafios: É de continuarmos a trabalhar com as diferentes entidades na definição de espaços para a construção das respectivas infraestruturas desportivas necessárias para acolher os jogos desta competição, sempre em coordenação com as entidades organizadoras: FMF e CAF.
- Benefícios de Vilankulo: Desde sempre manifestamos a vontade de o CAN decorrer aqui na cidade de Vilankulo. É uma competição que vai catapultar o nosso turismo e ajudar a consolidar o primeiro e o melhor destino de África. Só estamos à espera da comunicação oficial para darmos outros passos para que a organização seja um verdadeiro sucesso.
- Uma mensagem: Estamos prontos para acolher o CAN na cidade de Vilankulo!
OC