Quatro xadrezistas e um árbitro nacionais representam o País de 17 a 28 de Maio em Lilongwe, Malawi, no Campeonato Africano de Xadrez Individual. A prova apura os representantes do continente ao Mundial da modalidade.
Texto: David Nhassengo
Trata-se dos atletas Donaldo Paiva e Vânia Vilhete da cidade de Maputo – campeões nacionais de xadrez em masculinos e femininos respectivamente -, Wilton Calicoca e Person Abrantes, ambos da província de Sofala, que têm a missão de representar o País na prova continental.
Para além dos xadrezistas, o árbitro internacional Alberto Malange foi destacado para ajuizar partidas desta competição, um marco que para a Federação Moçambicana de Xadrez representa um grande ganho para esta classe no País.
Refira-se que este Campeonato Africano de Xadrez Individual é qualificativo para o Mundial da modalidade a ter lugar de 10 de Julho a 03 de Agosto do presente ano na cidade russa de Sochi.
Para a presença naquela prova global, os xadrezistas moçambicanos deverão sagrar-se campeões africanos já, em Lilongwe. OC
[*Registe-se na www.jogabets.co.mz e receba um bónus especial. Preenche no campo do Promo Cod o número 530051]