O secretário de Estado do Desporto, Carlos Gilberto Mendes, diz que estão criadas todas as condições para a retoma com a devida segurança sanitária do Campeonato Nacional de Futebol.
Texto: David Nhassengo
Pelo motivo exposto, o governante também acredita na autorização da retoma por parte do Chefe de Estado, Filipe Jacinto Nyusi, que profere este domingo, 25 de Abril, uma comunicação à Nação no âmbito da Situação de Calamidade Pública.
Gilberto Mendes enalteceu o passo dado semana passada pela Federação Moçambicana de Futebol, o de disponibilizar testes rápidos de antígeno da COVID-19 aos clubes e árbitros, cuja primeira fase garante o despiste durante treze jornadas.
Ainda assim, Mendes alerta para “que os clubes, a Liga Moçambicana de Futebol, a federação demostrem total comprometimento e seriedade na aplicação das medidas de protocolo sanitário”.

“Temos de colocar a vida em primeiro lugar, dentro das directivas que o Chefe de Estado disse que se devem realizar. Sobretudo a testagem”, referenciou, sublinhando que neste momento estão criadas as condições para a retoma segura da prova.
Num outro contexto, Carlos Gilberto Mendes anunciou avanços no processo que culminará com a vacinação dos intervenientes do Moçambola. Disse estar para breve, sem no entanto avançar com datas.
Refira-se que o governante fez estes pronunciamentos sexta-feira, 23 de Abril, na Matola, à margem da visita que efectuou ao clube Desportivo da Matola. OC
[*Este conteúdo foi oferecido por http://www.jogabets.co.mz – Registe-se com o Promo Cod 530051 e receba um bônus especial de boas-vindas]