A selecção nacional de futebol de praia enfrenta às 15 horas desta sexta-feira, 26 de Março, a congénere das Ilhas Comores em desafio da primeira mão da eliminatória única de acesso ao Campeonato Africano das Nações da modalidade a ter lugar ainda este ano.
Texto: Redacção
No entanto, até ao fim da manhã desta sexta-feira (26) o conjunto nacional não havia sido notificado dos resultados dos testes para a infecção pelo novo coronavírus realizados na quarta-feira (24).

Segundo garantia dadas pelas Autoridades Sanitárias de Moroni, os resultados deverão ser conhecidos em princípio até às 13 horas locais, ou seja, a duas horas do pontapé de saída do encontro, facto que cria um grande desconforto e uma enorme desconfiança na equipa nacional.

Ainda assim, na mesma situação está a selecção anfitriã que foi também diagnosticada na tarde de quarta-feira (24). Os seus atletas, equipa técnica e oficiais ainda não sabem do seu estado de saúde em relação à infecção pelo novo coronavírus.
Mas o que se estará a passar?
Mas longe do tónico desconforto dos moçambicanos que podem ver frustrada a estratégia caso haja casos positivos entre os atletas, a morosidade prende-se com o facto de aquele país não dispor de um sistema de saúde robusto e flexível.

A título de exemplo, a testagem para o novo coronavírus ainda é um grande desafio para aquele país insular, com relatos de existência de casos suspeitos que só conhecem o respectivo resultado do diagnóstico depois de uma semana, sendo o mesmo por vezes inconclusivo. OC