MAMBAS perdem em Kigali e CAN depende de mais um convocado: Calculadora!

Lague Byringiro, na segunda etapa da partida, marcou o tento que deu vitória ao Ruanda sobre Moçambique, em desafio havido quarta-feira, 24 de Março, em Kigali, para a penúltima jornada de apuramento ao Campeonato Africano das Nações (CAN), Camarões-2021.

Texto: David Nhassengo

Com a competição no País em confinamento, os Mambas não quiseram ser os desobedientes do dia: não foram competitivos diante de uma selecção do Ruanda que, mesmo sem se aplicar ao fundo, tentou de todas as maneiras visar a nossa baliza.

Até que conseguiu no minuto 69, numa jogada que partiu do lado esquerdo do ataque, com Meddie Kangere a fletir para o interior da grande área, cedendo a bola a Emmanuel Imanishimwe que, de costas para baliza, preferiu fazer o passe para o exterior ao encontro de Lague Byringiro que rematou para o fundo das malhas.

Se até antes do golo os Mambas nunca deixaram de ser inofensivos, a Luís Gonçalves cabia esboçar uma estratégia para dar poder de reacção à equipa. A solução passou por colocar Dominguês em jogo, que entrou no lugar de Clésio no minuto 73.

Sozinho, o capitão fez uma equipa. Foi o mais inconformado e, a cinco dos 90, na primeira grande oportunidade de golo dos moçambicanos, só não marcou porque o guarda-redes Emery Mvuyekure saiu dos postes para defender o remate. Dominguês ia isolado para a baliza.

Um minuto mais tarde, na insistência, Dayo dispara desde a grande área para mais uma defesa apertada de Mvuyekure que, sem conseguir ficar a bola, viu Dominguês a falhar por um triz a recarga – mesmo com a baliza escancarada.

Moçambique não desistiu e a um dos 90 Gildo exibiu-se, mas viu o disparo mais uma vez defendido pelo inspirado Mvuyekure.

Com a derrota, os Mambas passam para a última posição da tabela classificativa do grupo F de apuramento ao CAN, com quatro pontos. O Ruanda sobe temporariamente à segunda, com cinco, a uma jornada do fim. Na sexta-feira, 26 de Março, o líder Camarões com dez pontos vai a casa do Cabo Verde, terceiro com cinco, para  fecho da jornada.

Apuramento ao CAN depende agora de vários factores

Nada está ainda perdido para os Mambas, que devem continuar a sonhar por um lugar na fase final do competição africana. Porém precisam obrigatoriamente vencer a partida diante de Cabo Verde, marcada para 30 de Março no Estádio Nacional do Zimpeto. Não bastando, devem esperar que o Ruanda não vença em Camarões.

Este é o melhor de todos cenários…

Ficha técnica:

XI dos Mambas: Frenque – Jeitoso, Chico Muchanga, Bruno, Sidique – Kambala, Kito – Clésio, Miquissone, Telinho – Bangal (4-2-3-1)

Suplentes: Guirrugo, Chico Mioche, Bheu, Jorge (Bruno, 85’), Abel, Nené (Kito, 60’), Amadou, Gildo (Telinho 60’), Dominguês (Clésio, 73’), Lau King, Dayo (Bangal, 84’), Melque.

OC

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s