Lague Byringiro, na segunda etapa da partida, marcou o tento que deu vitória ao Ruanda sobre Moçambique, em desafio havido quarta-feira, 24 de Março, em Kigali, para a penúltima jornada de apuramento ao Campeonato Africano das Nações (CAN), Camarões-2021.
Texto: David Nhassengo
Com a competição no País em confinamento, os Mambas não quiseram ser os desobedientes do dia: não foram competitivos diante de uma selecção do Ruanda que, mesmo sem se aplicar ao fundo, tentou de todas as maneiras visar a nossa baliza.
Até que conseguiu no minuto 69, numa jogada que partiu do lado esquerdo do ataque, com Meddie Kangere a fletir para o interior da grande área, cedendo a bola a Emmanuel Imanishimwe que, de costas para baliza, preferiu fazer o passe para o exterior ao encontro de Lague Byringiro que rematou para o fundo das malhas.

Se até antes do golo os Mambas nunca deixaram de ser inofensivos, a Luís Gonçalves cabia esboçar uma estratégia para dar poder de reacção à equipa. A solução passou por colocar Dominguês em jogo, que entrou no lugar de Clésio no minuto 73.
Sozinho, o capitão fez uma equipa. Foi o mais inconformado e, a cinco dos 90, na primeira grande oportunidade de golo dos moçambicanos, só não marcou porque o guarda-redes Emery Mvuyekure saiu dos postes para defender o remate. Dominguês ia isolado para a baliza.
Um minuto mais tarde, na insistência, Dayo dispara desde a grande área para mais uma defesa apertada de Mvuyekure que, sem conseguir ficar a bola, viu Dominguês a falhar por um triz a recarga – mesmo com a baliza escancarada.

Moçambique não desistiu e a um dos 90 Gildo exibiu-se, mas viu o disparo mais uma vez defendido pelo inspirado Mvuyekure.
Com a derrota, os Mambas passam para a última posição da tabela classificativa do grupo F de apuramento ao CAN, com quatro pontos. O Ruanda sobe temporariamente à segunda, com cinco, a uma jornada do fim. Na sexta-feira, 26 de Março, o líder Camarões com dez pontos vai a casa do Cabo Verde, terceiro com cinco, para fecho da jornada.
Apuramento ao CAN depende agora de vários factores
Nada está ainda perdido para os Mambas, que devem continuar a sonhar por um lugar na fase final do competição africana. Porém precisam obrigatoriamente vencer a partida diante de Cabo Verde, marcada para 30 de Março no Estádio Nacional do Zimpeto. Não bastando, devem esperar que o Ruanda não vença em Camarões.
Este é o melhor de todos cenários…
Ficha técnica:
XI dos Mambas: Frenque – Jeitoso, Chico Muchanga, Bruno, Sidique – Kambala, Kito – Clésio, Miquissone, Telinho – Bangal (4-2-3-1)
Suplentes: Guirrugo, Chico Mioche, Bheu, Jorge (Bruno, 85’), Abel, Nené (Kito, 60’), Amadou, Gildo (Telinho 60’), Dominguês (Clésio, 73’), Lau King, Dayo (Bangal, 84’), Melque.
OC