Foi finalmente agendado para Maio do presente ano o arranque da primeira edição da Basquetebol Africa League, prova que contará com a participação da equipa sénior masculina do Ferroviário de Maputo.
Texto: Redacção
A competição de clubes irá decorrer de 04 a 30 de Maio na cidade ruandesa de Kigali, informou o Clube Ferroviário de Maputo em nota publicada nas suas redes sociais.
Sempre de acordo com a nota, a chegada das equipas a Kigali está prevista para o dia 04, ao que serão submetidas a uma quarentena de seis dias por conta do novo coronavírus.
Findado o confinamento, as 12 equipas deverão passar por um período de treinamento entre 11 e 14 de Maio, estando o arranque da competição previsto para 16 de Maio, com a disputa da fase de grupos até o dia 23.
Para os dias 25 e 26 está agendada a janela dos quartos-de-final, sendo que a 28 terá lugar as meias-finais.
O jogo de honras terá lugar a 29 de Maio, um dia antes de ser conhecido o vencedor da primeira edição desta competição de elite entre os clubes.
A prova será disputada por 12 clubes divididos em dois grupos de seis, estando o Ferroviário de Maputo inserido no da Conferência Nilo juntamente com o US Monastir da Tunísia, FAP de Camarões, Rivers Hoopers da Nigéria, Zamalek do Egipto e Patriots do Ruanda.
No outro agrupamento, Conferência Sahara, estão o GS Pétroliers da Algéria, GNBC do Madagáscar, AS Douanes de Senegal, AS Salé de Marrocos, AS Police de Mali e Petro de Luanda, Angola.
Refira-se que esta prova deveria ser disputada em Março de 2020. No entanto, viu-se sucessivamente adiada por conta do novo coronavírus. OC