Luís Gonçalves desenha os Mambas sem Mexer, Zainadine e…Sem Dominguês

Os três atletas deverão falhar a dupla jornada dos Mambas contra Ruanda e Cabo Verde, do apuramento ao Campeonato Africano das Nações de 2021. Mexer e Zainadine porque não foram cedidos, Dominguês por opção técnica.

Texto e Fotos: David Nhassengo

O seleccionador nacional de futebol anunciou na manhã desta quinta-feira, 11 de Março, a lista dos 33 pré-convocados para os embates contra o Ruanda e Cabo Verde, agendados para os dias 24 e 30 de Março, em Kigali e Maputo respectivamente.

Nela destacam-se as ausências do que precisamente as presenças, brilhando com luz própria a falta que fará o capitão Dominguês Pelembe e a dupla de centrais Zainadine Júnior e Mexer Sitoe.

Luís Gonçalves: seleccionador nacional de Moçambique

Na hora de justificar as luxuosas ausências, sobretudo a do capitão por opção técnica, Luís Gonçalves começou por explicar que ele é que é o principal responsável pela convocatória dos atletas.

Disse adiante não haver dúvidas de que “Dominguês é uma referência nacional, um excelente jogador”, tanto é que “sabemos que recentemente juntou-se a um clube da Segunda Divisão da África do Sul”.

Dominguês no seu novo clube!

No entanto, deu a entender de que o atleta não está neste momento em condições de representar a selecção visto que está há muito tempo sem treinar, sendo por isso necessário que ele recupere a sua forma. “Desejo sinceramente que ele volte ao activo, que volte a jogar”, sentenciou o técnico.

Zainadine Júnior: O patrão da defesa!

Sobre as ausências cantadas de Mexer – anunciada em primeira mão por OC-Olho Clínico – e de Zainadine Júnior, Luís Gonçalves explicou que os clubes decidiram não ceder os atletas simplesmente porque activaram a prerrogativa da FIFA que retirou a obrigatoriedade de os mesmos cederem os seus jogadores às selecções nacionais devido às restrições na circulação transfronteiriça impostas pelos países europeus devido à pandemia do novo coronavírus.

Mexer Sitoe a dar voltas a Neymar!

O Bordéus não mostrou disposição de ceder Mexer, assim como o Marítimo que não dispensará nenhum dos seus atletas”, anunciou, ajuntando, desta forma, que para além de Mexer e de Zainadine Júnior, Amâncio Canhemba deverá também desfalcar os Mambas no duplo confronto.

Mas porquê Mexer, Zainadine Júnior fazem ainda parte da convocatória?

Apesar da inflexibilidade do Bordéus e do Marítimo em ceder os atletas, Mexer, Zainadine Júnior e Amâncio Canhemba figuram na lista dos pré-convocados anunciada por Luís Gonçalves.

A explicação, essa, é que é um recital esperançoso. Os atletas manifestaram vontade de representar a selecção nos dois encontros e estão ansiosos para vir.

É por isso que, “como seleccionador, como federação, não iremos desistir de continuar a sensibilizar os clubes a ceder os atletas. Temos todos a noção e a sensibilidade da importância e do carácter decisivo destes dois jogos “, fundamentou Luís Gonçalves.

Ainda assim, sabe OC-Olho Clínico que a lista de ausências será ainda maior, apesar de os mesmos figurarem na lista dos convocados. Tais são os casos de Reinildo Mandava, Clésio Baúque, Reginaldo Faite e Witi, cuja nega dos respectivos clubes será anunciada nos próximos dias, facto que obriga o quadro técnico dos Mambas a desenhar um plano B que passa por apostar em atletas internos.

Eis a lista de convocados:

Guarda-redes: Guirrugo (UD de Songo), Victor (Costa do Sol), Frenque e Ernâni (Ferroviário de Maputo)

Defesas: Bheu e Sidique (UD de Songo), Bruno Langa (Amora), Chico (TS Sporting), David Malembana (Lokomotiv Plovdiv), Jeitoso (Ferroviário de Maputo), Mexer (Bordéus), Reinildo (Lille OSC), Zainadine Júnior (Marítimo) e Jorge (Costa do Sol)

Médios: Nené e Telinho (Costa do Sol), Kito (Ferroviário de Maputo), Geny (Sporting), Kambala (Baroka), Mondlane (Rio Ave), Maestro (Vitória de Guimarães), Pepo (Cova da Piedade) e Amadou (UD de Songo).

Avançados: Lau King (UD de Songo), Amâncio (Marítimo), Kamo-Kamo (Vitória de Setúbal), Witi (Nacional da Madeira), Clésio (Zira FK), Reginaldo (Shkupi 1927), Gildo (Amora), Faizal Bangal (Caravaggio), Miquissone (Simba SC) e Dayo (Ferroviário da Beira). OC


*Este conteúdo teve apoio da www.jogabets.co.mz (Registe-se, RECEBA O BÓNUS DE BOAS-VINDAS e torne-se Campeão das Apostas Desportivas)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s