Moçambola:: Chefe de Estado autoriza apenas retoma aos treinos

Em resposta à solicitação dos gestores do futebol nacional, o Chefe de Estado moçambicano, Filipe Jacinto Nyusi, autorizou o regresso aos treinos de todas as 14 equipas que disputam o Campeonato Nacional de Futebol, o Moçambola2021.

Texto: David Nhassengo

A decisão foi tomada pelo Chefe de Estado durante o encontro que manteve quarta-feira, 03 de Março, com os desportistas, com vista a analisar a retoma da prática desportiva no País, numa altura em que cresce o número de novos infectados pela novo coronavírus.

Conforme referenciou Filipe Nyusi, todos os clubes que disputam o Campeonato Nacional de Futebol podem retomar aos treinos desde que isolem os casos positivos diagnósticos para a COVID-19, para além de incentivarem o cumprimento escrupuloso do protocolo sanitário.

A competição em si, o Moçambola, esse é que deve esperar visto que, segundo admitiu, implica uma logística pesada que torna os seus actores vulneráveis à contaminação. “O problema da competição está no intercâmbio entre os atletas. É uma cadeia que implica viagens, hospedagem, alimentação, o que significa que todos os seus intervenientes estão em risco”.

Aliás, sobre uma possível retoma em pleno do desporto, com destaque para o futebol, Filipe Nyusi foi claro ao afirmar, durante o encontro, que “neste momento não estamos em condições de começar a fazer a abertura tal como se pensa”.

Ainda assim deixou aberta uma janela de esperança para uma futura abertura ao afirmar que, com isto, “não digo que as coisas nunca mais irão acontecer. Mas teremos de ver e analisar” pois, ajuntou, “eu sinto bastante quando não se pratica desporto em Moçambique.

No entanto deixou algumas recomendações para poder aferir o grau de comprometimento dos gestores do futebol na proteção dos seus activos, como por exemplo a testagem periódica e a realização de estágios pré-competitivos.

É preciso impor disciplina nos nossos atletas. E se fossemos a implementar os estágios, seria perfeito, visto que não temos capacidade de controlar os atletas quando estão nas suas casas”, concluiu.

Nyusi duvida da capacidade de testagem assumida pelos gestores do futebol

Ainda no referido encontro mantido na Presidência da República, os gestores do futebol nacional reiteraram o compromisso de assegurar a testagem de despiste para o novo coronavírus a todos os intervenientes do Moçambola, a ser assumida pelos cofres da Federação Moçambicana de Futebol.

No entanto, o Chefe de Estado foi abrasador na resposta: “há sempre um compromisso assumido, mas depois não acontece nada!

Aliás, “não sei se este compromisso que estamos aqui a assumir vai acontecer, porque se em 12 meses passados não conseguimos, será que iremos agora conseguir?!”, questionou ainda o estadista, tendo sublinhando a necessidade de as instituições desportivas reunirem capacidade de submeter os seus activos à testagem para o novo coronavírus.

Eu sei quais são os custos da testagem. Logo no início demos oportunidade para o desporto preparar-se, porque entendíamos que era o período para se arrancar com a campanha desportiva. Mas, se olharmos bem, alguns clubes só fizeram os dois testes que eu ordenei. Nunca fizeram outros testes. Fizeram os que solicitei ao Ministro da Saúde para podermos analisar o cenário e tomar algumas decisões com alguma fundamentação”, lamentou.

Refira-se que Filipe Jacinto Nyusi profere esta quinta-feira, 04 de Março, uma Comunicação à Nação, no âmbito da situação da Calamidade Pública em vigor no País. A intervenção do Chefe de Estado será feita a partir das 19 horas. OC


*Este conteúdo teve apoio da www.jogabets.co.mz (Registe-se, RECEBA O BÓNUS DE BOAS-VINDAS e torne-se Campeão das Apostas Desportivas)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s