A retoma do futebol depende dos resultados da testagem desta quinta-feira (25)

Para o efeito será necessário que a taxa global de casos positivos não ultrapasse os 10% em relação número de amostras recolhidas nos testes de despiste para o novo coronavírus realizados esta quinta-feira, 25 de Fevereiro, nos 14 clubes do Moçambola.

Texto e Fotos: David Nhassengo

A posição foi manifestada pelo director Nacional de Desporto de Rendimento junto da Secretaria do Estado do Desporto, Francisco da Conceição, que monitorou a acção de testagem havida na sede da Federação Moçambicana de Futebol (FMF).

De acordo com o director, “a expectativa geral é de que os resultados possam ser superiores, no sentido positivo, aos da testagem anterior”, fazendo referência aos diagnósticos realizados entre 11 e 13 do mês em curso e que resultaram numa taxa global de 12.3% de casos positivos, “que naturalmente suscitou a medida do Conselho de Ministros, segundo a qual apenas os clubes com uma taxa abaixo dos 10% podiam iniciar com o processo de treinamento”, tal como contextualizou Francisco da Conceição.

Fomos explicados pelos especialistas de saúde, nomeadamente do Instituto Nacional de Saúde, de que o grau de exposição na ordem de 10% é extremamente elevado pois representa um grande risco de contaminação”, explicou, para adiante apontar que, como Secretaria de Estado do Desporto, “estamos convencidos de que os clubes fizeram um trabalho importante de garantir a segurança sanitária dos seus actores.

Questionado sobre os passos subsequentes após a recolha das amostras, Francisco da Conceição fez saber que à semelhança do processo anterior, o relatório da testagem será submetido ao Conselho de Ministros para a respectiva análise e, daí, conforme sublinhou, “poderem advir as recomendações que na nossa expectativa vão na direcção de possibilitar o reinício de treinamento por um lado e, no segundo momento, o reinício do Moçambola se assim os resultados darem-nos essa constatação”.

Refira-se que os resultados da testagem realizada esta quinta-feira, 25 de Fevereiro, nos 14 clubes do Moçambola serão conhecidos no sábado, 27 de Fevereiro. OC


*Este conteúdo teve apoio da www.jogabets.co.mz (Registe-se, RECEBA O BÓNUS DE BOAS-VINDAS e torne-se Campeão das Apostas Desportivas)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s