Foi com derrota diante de Angola, por 91 a 68, que a selecção sénior masculina de basquetebol de Moçambique iniciou esta sexta-feira, 19 de Fevereiro, a sua participação na terceira janela de apuramento ao Afrobasket que decorre em Yaoundé, capital de Camarões.
Texto: Redacção
No Palais Polyvalent de Sports em Youndé, a equipa moçambicana saiu a perder no primeiro período por apenas um ponto, com o marcador a assinalar 15 a 14 a favor dos angolanos.
Se nesta etapa as coisas foram equilibradas, o mesmo já não se pode dizer do segundo tempo, em que os Irmãos do Atlântico alcançaram uma diferença de 11 pontos no parcial, 26 a 15, tendo saídos ao intervalo a vencer por 41 a 29.

No reatamento, Moçambique voltou a dar luta, mas a superioridade de Angola veio ao de cima. Os 12 pontos de diferença ao intervalo transformaram-se em 18 à entrada do derradeiro período. 25 a 19 no parcial (66 – 48 no marcador geral).
Os últimos dez minutos foram da confirmação da vitória angolana sobre Moçambique, com uma diferença final de 23 pontos: 91 a 68.

Moçambique fazia assim o pleno de derrotas no que vão de quatro jogos do grupo B de qualificação ao Afrobasket-2021. É por isso o último, de um mini-torneio liderado pelo invicto Senegal que ainda esta sexta-feira, 19 de Fevereiro, bateu o Quênia por 69 a 51.
Angola é segundo com três vitórias e uma derrota, enquanto o Quênia é penúltimo com uma vitória (curiosamente sobre Moçambique) e três derrotas.

Refira-se que o quadro nacional enfrenta este sábado, 20 de Fevereiro, a congênere de Senegal a partir das 15 horas de Maputo. OC
*Este conteúdo teve apoio da www.jogabets.co.mz (Registe-se, RECEBA O BÓNUS DE BOAS-VINDAS e torne-se Campeão das Apostas Desportivas)